Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Hm Sem segredo : Combinações para o HM + Compreensão das Stats - Parte 1


    Bem, se você está aqui é porque quer saber como utilizo as stats. Não direi para utilizar como eu utilizo, mas tenha esse texto como uma forma de criar ou ter uma ideia melhor de como fazer suas próprias stats.

    Se vale apena ter o HM? E muito. Um iniciante perde muita informação por não saber aonde procurar. Desta forma enquanto o iniciante não consegue ter esse conhecimento, o HM facilita para o jogador.

    Vamos começar, olhe a imagem a seguir:


    Irei explicar cada Linha. Olhando assim é bem confuso, mas vamos clarear essa ideia.


    Na Linha 1 temos o básico. Sem o HM você teria que olhar a quantidade de fichas do jogador e tentar deduzir quantos BBs ele tem, bem agora não precisa, o que facilita em tempo, quanto mais tempo possuir para analisar e não precisar gastar tanto tempo calculando é melhor.

      Na primeira linha temos então o Nome do Jogador, A quantidade de Mãos e a Quantidade de Big Blinds. A quantidade de mãos é muito importante, não confiei sem possuir uma quantidade de mãos razoáveis, porém se não tiver escolha deve se basear nas informações e stats que possuí. Quanto mais mãos possuir, mais confiante deve ficar. Quanto maior for a quantidade de mãos que possuir de um jogador, melhor será a informação que terá.

      Eis a próxima imagem com a segunda linha:
   


    Essa linha já é um pouco mais complicada mas é fácil de entender a combinação contida nela. Está linha avalio o VPIP (quantidade de vezes que o jogador coloca dinheiro voluntariamente no pote), porém o VPIP sem o PFR (que analisa a quantidade de vezes que o jogador entrou de raise) não poderei definir que tipo de jogador estou enfrentando.



    VPIP e PFR

    Por exemplo, com o VPIP consigo te dizer o estilo de jogador baseado na quantidade de mãos que ele joga. Alguém com o VPIP de 5 é muito seguro, ou seja joga apenas com o top 5% das mãos fortes. VPIP de 10 até 13 é um jogador não tão seguro quanto o primeiro. Um VPIP ente 15% e 25% é de um jogador razoavelmente bom, isso não implica que ele seja bom, mas sim que utiliza a Stats de um jogador que aparenta ser bom. Deve-se avaliar outras stats para chegar a conclusão de que ele é bom. De 25 até 33 de VPIP, é um jogador solto e acima disso é um jogador muito solto.

     Perceba que mesmo que eu saiba a quantidade de mãos e o que elas querem dizer, isso não quer dizer que eu posso saber se meu adversário é agressivo ou mais passivo. Para isso devemos avaliar o PFR. Quanto mais próximo o PFR do VPIP, mais agressivo é o jogador, e quanto mais distante mais passivo é o jogador.

     Um VPIP de 5 com PFR de 2, diz que o jogador joga de forma agressiva com suas mãos mais fortes, ou seja, dos 5% das mãos que ele joga, 2% delas é de raise. Em outras palavras, se ele joga com AA, KK, AK, QQ, JJ, TT e AQ, isso implica que ele apenas dá raise com AA, KK, QQ e AK. Um VPIP de 5 com PFR de 1 ou 0, equivale a um jogador seguro-passivo, ou seja, joga poucas mãos e somente joga agressivamente com suas mãos mais fortes.

     Um VPIP de 10 e um PFR de 5, mostra que o jogador pode ser considerado um jogador seguro. Um VPIP de 10 e PFR de 0, 1, 2, mostra um jogador seguro passivo. UM VPIP de 10 e PFR de 10 mostra um jogador seguro e muito agressivo, ou seja, com todas as mãos que ele joga, ele joga agressivamente. Então aonde encontramos o equilíbrio para uma imagem de um bom jogador seguro baseada no VPIP e PFR? Que a diferença entre eles seja próxima a 5. Por exemplo, VPIP 10 e PFR 5. VPIP 13 PFR 9. entendeu?

     Perceba que separamos 5 tipos de jogadores: Super seguros, super seguro-passivo, jogador seguro, jogador seguro muito agressivo e jogador seguro-passivo.

     Sabendo disso agora fica fácil compreender o restante dos jogadores. um  jogador com VPIP de 23 e com PFR de 5, é um jogador passivo. Com VPIP de 23 e PRF próximo a 18 ou 19, esse já é um bom jogador, ao menos olhando as stats.

    Um VPIP de 33 e 5 de PFR temos um jogador solto e passivo, próximo a um calling station. Um VPIP maior que 33 e PFR menor que 15, o jogador pode ser considerado como um jogador ruim de mais e que pode fazer uma boa quantidade de dinheiro contra ele.

    Se o VPIP é de 30 e o PFR de 25, o jogador é um jogador solto e agressivo, de fato ele é muito agressivo com suas mãos. Um jogador com VPIP de 40 e PFR de 30 ou mais, é um jogador extremamente agressivo.

    Somente com o VPIP e PFR podemos saber em quem devemos dar 3bet light ou mais segura. Por exemplo, alguém com o VPIP de 5 e PFR de 2, vamos dar 3bet somente com nossas melhores mãos, sendo AA, KK, QQ e AK. Não iremos dar 3bet com nenhuma de nossas outras mãos. É claro que olharemos  fold de 3bet e o call a 3bet mais a frente, já que se está aplicando uma 3bet deve saber as tendências de seu adversário. Veremos mais a frente. Um jogador com VPIP de 30 e PFR de 20, tem um range muito grande de mãos e naturalmente vamos aplicar 3bet com uma gigante gama de mãos. Podendo ser as 16% das melhores mãos. É claro que olharemos a tendência de fold para 3bet, call para 3bet e 4bet para ter uma ideia melhor. Mas somente de olhar o VPIP e PFR já da pra ter uma ótima ideia de qual range de mãos devemos dar a 3bet e porque.

      Como viu, o meu VPIP e PFR tem as palavras EP logo em seguida. EP significa 'Early position' (posições iniciais) em outras palavras, VPIP EP e PFR EP, significa a quantidade de mãos que o jogador joga das posições iniciais e a quantidade de vezes que o jogador aplica raise com elas.

     Mas Gabriel, porque você não utiliza um único VPIP e PFR para todas as posições? Primeiro que perdemos muita informação, em segundo lugar é melhor saber a informação exata para que não precise ficar perdendo tempo procurando pelo que poderia já estar nas stats.

      O que quero dizer é que boa parte dos jogadores, se não a maioria deles, possuí ranges diferentes para posições diferentes, o que implica que, o mesmo jogador pode ser muito seguro de posições iniciais e ser muito solto de posições finais.

     Por exemplo, posso ser um jogador com VPIP EP de 10 e PFR EP de 5, e no Botão ser um jogador com VPIP BTN (btn = botão) 45 e PFR BTN de 35, o que significa que sou muito seguro nas posições inicias e muito solto nas posições finais, o que é um indicativo de que tenho uma tendência de saber jogar o jogo já que a maioria das minhas mãos são jogadas nas posições finais.

     Gabriel, aonde está seu VPIP BTN e PFR BTN? Na próxima linha, ou seja, na linha 3. Vamos chegar lá não se preocupe.

    A última coisa que irei te ajudar é em relação a traçar as cores. As cores utilizo de forma a me fazer saber na hora do que se trata, então o vermelho significa cuidado, o laranja significa atenção e verde claro significa sinal verde.

    Na Imagem você pode ver 10/10 em vermelho o que significa um jogador seguro e muito agressivo. Isso porque eu coloco assim nas configurações:

     (Vermelho) VPIP EP menor que 10.
     (Laranja) VPIP EP entre 10 e 20
     (Verde claro) VPIP EP maior que 20

     E o PFR? Segue a mesma lógica. Qualquer duvida sobre VPIP e PFR deixa a pergunta nos comentários.

     TOT 3bet

     O Nome por si já diz que é a quantidade de 3bet que o jogador aplica. Na imagem acima o total de 3bet que tenho é de 13,8, o que é um número bem alto. Um número menor que 5 coloco da cor vermelha, de 5 a 9, coloco a cor laranja e maior que 9 é verde  claro. Ou seja, Se o jogador tiver o número em vermelho, ou seja, o vilão aplica 3bet com as mãos mais fortes. Se estiver em laranja é um jogador que tem um range de 3bet mais aberto e com espaço para fold. Um jogador com a quantidade de 3bet marcada como verde clara, é um jogador que aplica 3bet com um range enorme de mãos o que nos obriga a aumentar o range de mãos para aplicar uma 4bet e também para call.

    Perceba que eu não me preocupo muito com os números, mas sim com a cor. Ou seja, se tomo uma 3bet de um jogador com apenas 1,3 de total de 3bet, o botão vai ficar vermelho e saberei que ele aplica 3bet somente com o topo do range, ou seja com as melhores mãos. Assim posso largar minhas mãos e tender a jogar mais para acertar uma mão muito forte como uma trinca.

     O problema da 3bet neste sentido é que, se um jogador tem vamos dizer 13,5 de 3bet, sem duvidas ele aplica muita 3bet, mas a pergunta é contra quem? Em micro limites não deve se preocupar muito com isso, pois os jogadores jogam de forma óbvia e não se adaptam adequadamente ao jogo. isso quer dizer que se eles possuem uma quantidade de 3bet baixa, será assim para todo o jogo e se tiver uma quantidade de 3bet alta, será assim por todo o jogo.

     Existem momentos em que os jogadores se fecham mais, dos quais alguns deles podem ser mais agressivos e outras mais seguros, com o tempo você vai se aperfeiçoando na parada.

    TOT Call 3bet

     Esse número é importante pois nos diz a quantidade de vezes em que o jogador pagou a 3bet. Quanto mais próximo de 0, menos o jogador paga as 3bet, o que implica que você pode aplicar várias 3bet que irá passar. Ou seja, pode fazer 3bet até com 72 que tem chances de passar. Por isso que a cor é verde claro. Jogadores com um call maior que 63 se torna um jogador ruim para ficar aplicando a 3bet light por exemplo, isso implica que iremos preferir dar call do que 3bet com essas mãos, já que raramente irá passar. Contra jogadores que possuem a cor laranja do qual o call 3bet fica entre 35 e 63, estes são jogadores que deve mesclar seu jogo ou seja, hora aplicar a 3bet por valor e hora aplicar a 3bet light, isso porque eles possuem espaço para fold.

    Para saber se deve aplicar uma 3bet em seu adversário olhar o call a 3bet é importante se você quer saber se deve fazer uma 3bet por valor ou por blefe. Essa stats se completa com a stats de TOT Fold to 3bet, que veremos agora. Lembre-se, quanto mais o jogador pagar, melhor é para aplicar a 3bet por valor. Não apenas aplicar a 3bet, mas também aumentar o valor da 3bet. Se ele paga, você quer que ele pague um pouco mais, assim você aumenta o ganho em cima deste jogador.

     TOT Fold To 3bet

     Saber a quantidade de call a 3bet que seu adversário faz é importante, porém saber quanto de fold o mesmo aplica contra a 3bet é de vital importância. Isso implica que, quanto mais alto for o valor do fold to 3bet, menos o jogador paga a 3bet. Quanto menor for o valor do TOT de fold em relação a 3bet, menos o jogador aplica o fold, ou seja, ou aplica o call com maior frequência ou raise.

    Quanto maior for o valor de fold, isso implica que pode diminuir o tamanho da 3bet, assim perde menos fichas ou dinheiro e também pode diminuir o valor de suas mãos, ou seja, pode aplicar 3bet com mãos como 72 que a chance de passar é tão alta que compensa jogar com essas mãos contra esse jogador.

    Porque essa stats é importante? Se não souber a quantidade de fold de seu adversário assim como a de call, terá menos informações importantes e poderá cometer erros, ou seja, dar 3bet light contra um jogador que aplica muito o call, e aplicar 3bet por valor em um jogador com o fold muito alto.

    Outro fator importante é que, se seu adversário tem o fold a 3bet alto, o que deve fazer com AA? O melhor é o call. Desta forma você prefere jogar permitindo que seu adversário lhe entregue mais algumas fichas no pós flop e não no pré-flop. Se ele larga muito, é muito provável que largue e assim perca a chance de tirar mais algumas fichas no pós-flop.
         
    3bet Vs EP

    Essa stats é a quantidade de vezes que o jogador aplica a 3bet contra os jogadores de posições iniciais. Bem, essa stats é importante pois aplicar a 3bet contra o Botão e aplicar a 3bet contra jogadores em posição inicial são duas coisas bem diferentes. Uma coisa é aplicar a 3bet em um jogador do Botão que tem um VPIP de 40 e outra coisa é aplicar a 3bet em um jogador de EP que tem 5 de VPIP.

    Com está stats você sabe se a 3bet de seu adversário quando você estiver em posições iniciais é por valor o não. Quanto mais próximo de 0, mais segura será a 3bet. naturalmente alguém com 20 aplicará uma 3bet com uma maior quantidade de mãos, mas não tanto quanto um jogador com 40 ou mais. a 3bet será bem mais solta e poderá aplicar a 4bet.

   Utilizando está stats saberá o que a 3bet contra você em posições iniciais quer dizer. Vale a pena utilizar está stats. Eu gosto.

    Gabriel, e a 3bet contra os jogadores em posições finais?

    Isso é para a linha 3.

    Limp - Fold

    Essa coloquei recentemente nesta linha, pois percebi que é muito importante. Perceba que o número de Limp fold na imagem é de 100 e se encontra na cor verde claro, o que implica que é tranquilo aplicar o raise já que este jogador irá largar com frequência quando entrar de limp.

     Quanto mais próximo a 0, menos fold o jogador aplica. Utilizo a cor vermelha representando qualquer número menor que 40, e utilizo a cor verde para representar qualquer número maior que 58. Este número é importante e utilizando ele, poderá aplicar raise com 72 dependendo da stats do vilão, que o fold será garantido.

    Se ele possuir um número em vermelho, então sabe que é problema, ou ele aplica muito o call ou o raise, o que significa que deve jogar mais por valor que com um range enorme de mãos. Pode um dia se quiser adicionar o Limp-call para saber melhor a quantidade de call que o vilão faz ao aplicar limp. Essa é muito importante, pois se você sabe que seu adversário aplica poucos folds e muitos calls, então diminuirá seu range de isolar o jogador e ao mesmo tempo irá aumentar o valor de seu raise de isolação. Se ele paga com frequência, então o faça pagar alto.

    Regra geral das stats que utilizo: Quanto mais vermelho tiver, mais problemas terei. Quanto mais cores verdes tiver na stats, menos problemas, o que significa sinal livre para abusar dos jogadores.

    Está foi a parte 1, nos vemos na parte 2.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Hm Sem segredo : Combinações para o HM + Compreensão das Stats - Parte 1 Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli