Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 4 de outubro de 2015

Equidade e Pot Odds - O tamanho da aposta pós-flop



   Olá alunos e participantes do projeto micro limites. Hoje, trago pra vocês aula sobre Equidade e Pot Odds no Pós-flop. Primeiramente temos que saber exatamente o que é cada uma. Primeiro aprenda sobre o que é Equidade e depois aprenda sobre o que é POT ODDS. As duas andam juntas.

Equidade: y/(x+y) = A, ou seja, quanto temos que pagar dividido pelo que temos que pagar + o que tem no pote. Se temos que pagar 10 e no pote tem 20, então 10/(10+20)= 0,33. Agora multiplique por 100 e terá 33%. Esse 33% é o mínimo que precisamos para fazer um call lucrativo. Olhe a tabela abaixo e me diga com quais quantidades de Outs largaríamos nossa mão?



    Se existe apenas uma carta por vir, somente poderíamos pagar se tivéssemos 14 Outs. Quando estamos no Flop e faltam duas cartas por vir, temos que ter no mínimo 8 Outs para pagar. Perceba que não estamos levando outros fatores em consideração como se o vilão aplica muito fold no pós flop ou não. Simplesmente estamos calculando as Odds e a porcentagem que precisamos para pagar.

    De forma simples, aqui vai algumas coisas que precisa saber. Quando alguém faz uma aposta de 50% do pote, isso implica que precisa de 33% de Equidade para continuar na mão.

   Outros números:

   Apostar 25% do pote oferece no mínimo 20% de Equidade necessário para um call correto. 
   Apostar 33% do pote oferece 25% de Equidade. 
   Apostar 40% do pote oferece 28% de Equidade.
   Apostar 50% do pote oferece 33% de Equidade.
   Apostar 60% do pote oferece 37% de Equidade.
   Apostar 75% do pote oferece 42% de Equidade.
   Apostar 100% do pote oferece 50% de Equidade.

   De forma simples:

   (1) Se alguém apostar 100% do pote, olhando na tabela acima, teremos que largar qualquer mão menor com 1 out. Ou seja, contra uma aposta forte no turn de 100% do pote, nem mesmo mãos de 17 outs podem pagar. Quando avaliamos faltando 2 cartas, qualquer mão que contenha mais de 13 OUTs é correto dar o call, até mesmo o raise.

  (2) Vamos supor que o adversário aposte 40% do pote. Temos que ter no mínimo 28% de Equidade, olhando a tabela saberia me dizer com quantos OUTs seria necessário pagar aqui? Faltando uma carta para vir podemos pagar com qualquer coisa com mais de 12 outs, enquanto faltando duas cartas podemos pagar tendo apenas 6 outs.

   Como você pode melhorar sua habilidade sem precisar ficar fazendo contas?

    Decore a equidade em relação a porcentagem do pote e também os Outs.

     De forma simples, ao decorar que apostar 50% do pote oferece 33% de Equidade, decoramos que faltando uma carta precisamos ter 14 outs, caso contrário teremos que achar outra forma de vencer a mão. Porém em duas cartas podemos ter 8 OUTs para fazer o call. Você não precisa decorar tanto.

   Minha dica é, decore as seguintes porcentagens de apostas no Flop ou turn: 100%, 75%, 50% , 40 %   e 30% do pote. Uma vez que fizer isso, também decorará a equidade necessária e em seguida decore os outs.

   Eis um exemplo:
   Vilão aposta 100% do pote, sei que preciso de 50% de Equidade, o que não terei faltando 1 carta, porém faltando duas cartas ainda por vir, posso pagar com 14 Outs ou mais.

   Na hora de fazer uma sessão Review você pode avaliar a aposta do adversário, olhar aqui a porcentagem e descobrir se fez um call correto ou não. Depois leve outros fatores em consideração como se era possível o adversário largar para um Flop e por isso poderia ter pago a aposta mesmo não tendo Odds corretas para isso.

    Parte II - Compreendendo Equidade, ODDs com Ranges

     Quando erramos o Flop ou temos alguma pedida para sequência ou Flush, podemos utilizar a regra acima como principal fator. Porém, você saberia me dizer como funciona a Equidade e as POT odds quando temos um Segundo par? Um terceiro par?

     Agora iremos comparar os Ranges em relação ao Board. Vamos supor que o adversário aposte 75% do pote em um Flop JsTs3c. Você tem AsTc, você daria call, raise ou fold?

    Vamos calcular isso no pokerequilab.

     1. Utilize todo o range do adversário. Vamos supor que ele abriu do CO em Full Ring, o que implica em um range gigante algo como: 55+,A6s+,K9s+,QTs+,JTs,T9s,98s,87s,ATo+,KJo+,JTo.

     2. Qual a porcentagem de Cbet do adversário?

     > Se for baixa, tenderá a ser por valor e se for 100% das vezes neste Flop, então o adversário irá apostar com tudo o que tem. Vamos supor que o adversário faça a Cbet apenas se tem alguma coisa com o Flop, como Gutshout, Flush Draw, Straight Draw, Top pair, Segundo par.
 

   
   Sabendo que a nossa Equidade nesta situação é de 43%, isso implica que podemos pagar a aposta do adversário que tenha o tamanho de 75% do pote ou menor, ou seja, não temos odds para pagar qualquer aposta maior que 75% do pote.

   Vamos supor agora que temos A3:
   
 

     Mesmo com o par menor do Board podemos pagar uma aposta de 45% do pote. Qualquer aposta maior que isso temos que largar A3.

     Vamos fazer um exercício e ver se você realmente aprendeu. Na imagem abaixo, me diga se é correto o call.



    Fazendo o calculo, precisamos de 12% para fazer um call lucrativo. Temos 4 Outs do J e é muito provável que nosso adversário não tenha o A, o que implica que é possível que tenhamos mais 6 Outs o que totalizaria 10 Outs. Com 10 Outs temos 22%, mais do que o suficiente para pagar ou aplicar raise, já que o vilão pode largar com medo do A. Também podemos ter 4 outs, o que totaliza 9% e teríamos que largar nossa mão. Vamos supor que o adversário faça isso com o T, 8, 9, Flush Draw, com 65 e outras mãos. Comparando os ranges:
   

    Analisando o Flop e nossa Mão comparada as mãos que nosso adversário pode ter, temos mais de 29% de Equidade nesta situação. Ou seja, um número bem maior que 12%, podemos tanto pagar quanto dar um raise, dependendo da porcentagem de Fold de nosso adversário no turn. Se levássemos somente em consideração nossos 4 outs de J, estaríamos em uma situação de Fold, porém avaliando o range percebemos que temos mais do que o necessário em Equidade para fazer o call.

   



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Equidade e Pot Odds - O tamanho da aposta pós-flop Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli