Gerência de Banca
Gerência de banca é um dos fatores
mais importantes no poker. A razão de ser um dos fatores mais importantes no
poker é porque o poker é um jogo de habilidade que envolve probabilidade. Tudo que envolve
probabilidade precisa de amostragem para que os resultados cheguem aos valores
esperados.
Eis um exemplo. Imagine que você
tem uma moeda e vai começar a joga-la para o auto, brincando de cara ou coroa.
Como a moeda tem duas faces as chances de cair cara é de 50%. Vamos supor que
você jogue a moeda para o alto duas vezes e nas duas vezes aparece cara.
Teremos duas situações de duas caras e nenhuma coroa, ou seja, cara tem 100% e
coroa 0%. Porém o esperado seria uma cara (50%) e uma coroa (50%), isso
significa que a probabilidade mente?
Na verdade não. O que a
probabilidade faz é indicar as chances de algo acontecer, porém não é a
responsável por não acontecer como esperado. Isso quer dizer que quanto mais
jogarmos as moedas para o alto, a longo prazo tanto cara quanto coroa, se
aproximarão de 50%. Quanto mais vezes a moeda for jogada mais próximo ficará do
valor esperado.
Vamos supor que você jogou a moeda
cem vezes e deu 60 caras e 40 coroas ( 60% - 40% respectivamente). Agora vamos
supor que você jogue 1000 vezes e acontece 506 caras e 494 coroas, o que
implica respectivamente em 50,6% e 49,4%. Quanto mais vezes jogar, mais
próximas ficaram de 50%. Ou seja, quanto mais aumentamos a amostragem mais
próximo de 50% (valor esperado). Em
conclusão, os valores tendem ao valor
esperado, a medida que a amostragem aumenta.
Esse foi um exemplo utilizando
moedas das quais não são afetadas por habilidade, nível de conhecimento,
background, mindSet. Em outras palavras os indivíduos que possuem um nível
elevado de jogo contra jogadores em níveis inferiores de jogo sempre terão
vantagem. Como consequência quando um profissional enfrenta um amador, temos
uma enorme diferença nos gráficos. O gráfico do profissional jamais tenderá
para 50% a longo prazo, mas sim para 79%, 80% ou mais. Enquanto o gráfico do
amador contra o profissional no longo prazo tenderá a ser negativo, bem abaixo
do esperado que seria 50%. Quando um profissional enfrenta outro profissional,
então o valor esperado é de 50% em longo prazo. Quando um amador enfrenta outro
jogador amador, o resultado tenderá a 50% em longo prazo. Em ambos os cenários
quem ganharia sempre seria a casa ou o cassino.
Como o jogo é uma mistura de
profissionais e amadores, além de envolver conhecimento, mindSet, background,
tudo isso influência na quantidade de dinheiro que poderá ser feito em longo
prazo. Por mais que existam jogadores amadores na WSOP, dificilmente um amador
chega a mesa final, mas chegam. Porém, podemos ver a diferença entre amadores e
profissionais na quantidade de braceletes e na quantidade de dinheiro ganho. Se
pegarmos os 10 jogadores com os maiores números de braceletes não veremos
nenhum jogador amador sobre eles. Quando pegamos a lista de jogadores com uma
quantidade alta de dinheiro ganha, em nenhum dos 10 primeiros colocados
encontramos amadores. O poker é um jogo que em longo e médio prazo favorecem os
mais preparados. Logicamente, por mais chances que um amador tenha de ganhar um
torneio, raramente conseguirá repetir a dose.
Amadores no poker, são a fonte de
renda dos melhores jogadores. Como sempre existirá amadores ou pessoas que
jogam o poker por laser, sempre existirá dinheiro a ser feito. Os melhores
jogadores buscam coletar esse dinheiro. Os amadores são necessários para que os
profissionais fiquem ainda mais famosos. Quanto maior a fama, maior o prestigio
e maior a atenção. Desta forma mais pessoas se interessam pelo jogo e mais
dinheiro estará disponível para os profissionais conquistarem.
Mesmo que a longo prazo tanto o
amador quanto o profissional possuam as mesmas chances, ou seja, pagam o mesmo
valor pelo torneio, recebem a mesma quantidade de fichas, mesmo assim, os
melhores jogadores sempre terão vantagem de jogo, de habilidade, de
conhecimento. Essa é uma realidade que não vemos sempre. É por isso que é muito
importante tratar o amador bem. Fazê-lo se sentir em casa. Fazê-lo se sentir
bem. Isso é muito lucrativo, principalmente se a pessoa perder dinheiro e se
sentir bem perdendo dinheiro. O ser humano tem essa tendência de que, mesmo que
perca alguma coisa, mas se sinta bem perdendo algo, o mesmo continuará perdendo
por um bom tempo até acordar para a realidade. Afinal de contas, sem perdedores,
não existiriam vencedores.
Qual a relação entre EV e gerência de banca?
A gerência de banca permite que o
jogador de poker aumente a quantidade de torneios jogados. Ao aumentar a
quantidade de torneios jogadores você também está aumentando a amostragem.
Aumentando a amostragem você chega cava vez mais perto do longo prazo. Quanto
mais perto do longo prazo, mais perto você deve chegar do valor esperado.
Como tudo no poker está
relacionado a probabilidade. Então é de extrema importância chegar ao EV para
obter lucro. Compreendendo isso, podemos finalmente saber o que á a gerência de
banca.
A gerência de banca consiste em administrar o dinheiro que o jogador
possuí para jogar, de modo que ele diminua
as chances de perder todo o dinheiro caso aconteça um período onde as possibilidades menos prováveis aconteçam
com maior frequência: variância.
Existem vários tipos de gerência
de banca. A diferença principal entre uma e outra é o grau ou nível de
proteção. Quanto melhor a gerência de banca, teoricamente menor as chances do
jogador quebrar. Quanto menor a habilidade do jogador, mesmo tendo uma boa
gerência de banca, o mesmo também pode quebrar. Não é porque temos uma boa
gerência de banca, que isso quer dizer que jamais iremos quebrar.
Gerência de banca para um MTT
regular (10 minutos, 8 minutos ou mais online) é jogar no máximo com 1% da
banca por vez. Caso prefira jogar MTT turbos (5 minutos) é necessário jogar com
0,5% ou seja, 200 vezes o valor. E se for jogar MTT hyper turbo (3 minutos ou
menos de subida dos blinds) então é bom ter uma banca de 300 a 400 vezes o
valor investido.
Em SnG de 9 jogadores, podemos
jogar com uma gerência de banca de 2% ou seja, precisamos ter apenas 50 vezes o
valor do buy-in. Caso jogue SnG de 45 pessoas ou de 90 pessoas regulares, é
melhor utilizar 1% e assim seguir a mesma lógica em SnG turbo ou hyper turbo.
Para jogar um MTT de 1 dólar, ele
precisa ter no mínimo 100 dólares. Em si, o problema dos MTTs é que possuem uma
oferta inconstante. Dificilmente conseguirá fazer um grind de só torneios de 1
dólar, de 5 dólar e etc, teremos que mesclar esses limites. Para resolver isso
existem o ABI que é a entrada média (Average buy-in). ABI é a soma de todos os
buyins dividido pela quantidade de torneios jogados.
Uma gerência comum para
profissionais costuma ser no mínimo 200 ABIs. Para saber seu ABI, vamos a um
exemplo. Imagine que você jogue MTT de 10 dólares e de 20 dólares. Vamos supor
que jogou 5 de cada. A conta ficaria assim:
(5x10 + 5x20 )/10 = 15. Isso quer
dizer que para continuar a jogar os MTT de 10 dólares e 20 dólares é necessário
uma banca com 1500 reais.
A gerência de banca também leva em
conta o AFS. O AFS (average Field Size) é a quantidade média de jogadores.
Quanto maior for o AFS menos será a chance de chegar ao TOP 5. Se o jogador tem
menos chance, logicamente vai chegar ao TOP 5 com menos frequência. Isso
significa que precisará de mais ABIs para não quebrar. Pois a banca dele
precisará suportar maiores períodos de derrota.
Outro fator importante que
influência é a habilidade dos jogadores. Para um profissional jogar em um nível
baixo de premiação ou de buy-in tem poucos benefícios e por isso é melhor se
arriscar em premiações maiores. Enquanto os jogadores mais fracos deveriam
evitar os melhores jogadores até possuírem um jogo ABC completo. Os
profissionais evitam jogos em que não possuam alguma vantagem. Quando entram em
jogo aos quais ainda não possuem adaptação, os mesmo possuem uma quantidade de
dinheiro que estão dispostos a perder para adquirir o conhecimento necessário
para se adaptarem ao novo limite de jogo. Tanto para jogar algum MTT ou SnG é
necessário uma boa gestão de jogo e para subir de nível também é necessário
estar disposto a perder uma quantidade ‘x’ em dinheiro para adquirir
conhecimento.
Todas essas situações onde
jogadores bons perdem, onde jogadores ruins ganham, são situações onde o menos
provável acontece. Sempre que existe essa inversão, onde o que supostamente não
deveria acontecer mas acontece, vamos chamar essa inversão de variância.
A variância nem sempre será a vilã
da história. Existe a variância positiva. Todas as vezes que você foi muito
longe em algum torneio, mesmo que não tenha percebido, você presenciou a
variância positiva. Isso porque é improvável que você ganhe o torneio. Por
melhor que você seja, jamais será o grande favorito. Se pensarmos em um torneio
de 100 pessoas, todos possuem chances simples e iguais de 1%. Se o jogador for
muito bom, somando o conhecimento, a habilidade, o background, o mindset, então
ele é capaz de aumentar as chances para 5%. Isso é um aumento gigantesco. Mesmo
assim, o jogador continuará com chances de perder de 95%. É claro que as
chances dele ir longe são altas, porém as chances de gravar são bem menores do
que as chances de entrar no TOP 10.
Um jogador iniciante, amador, terá
suas chances ainda mais reduzidas. Antes era 1%, agora com jogadores superiores
a ele, as chances do amador cravar é menor que 0,5%. Quanto mais jogadores
melhores que o amador, mais tenderá a 0% as chances de conseguir cravar o MTT
ou SnG.
Não importa quem seja o jogador,
mesmo que consiga aumentar o número de vezes em que vai longe no MTT, o mesmo
ainda continuará perdendo na grande maior parte das vezes. Ao compreendermos
esse ponto, podemos perceber que sorte e azar, quanto melhor o jogador for,
tenderá a 0%. Isso porque o mesmo evitará se colocar em situações de sorte
(coin flip, situações de 50-50) sem possuir alguma vantagem ou beneficio. Para
um profissional a sorte ou azar, se encontra em situações das quais o mesmo não
tem qualquer controle, como tomar uma bad beat. Porém, para um amador, a sorte
ou azar possuí enorme influência, pois o amador necessitará de uma variância
positiva para conseguir ter melhores chances de cravar o MTT que tem melhores
jogadores que ele. Mas em longo prazo, a variância positiva tenderá a ser a
mesma para todos os jogadores, o que implica que em longo e médio prazo, os
jogadores mais habilidosos, com maior conhecimento, com maior preparação, com
melhor background, com um MindSet adequado, são esses jogadores que venceram.
Essa é a razão de que somente profissionais se encontrarem possuindo o maior
número de braceletes e também possuírem a maior quantidade de dinheiro ganha.
Em longo prazo, o amador ou iniciante
será afetado por uma variância negativa que não tenderá ao EV. É importante
compreender que existem jogadores com diferentes níveis de lucro e prejuízo.
Alguns jogadores possuem um lucro incrível em poucos jogos jogados, enquanto
outros jogadores possuem milhares de jogo e podem possuir os mesmos resultados
porém um menor lucro. Da mesma forma que existem jogadores que jogam poucos
torneios ou muitos torneios que continuam negativos.
Todo jogador possuí algum
rendimento, seja ele positivo ou negativo. O que vai definir esse rendimento é
o ROI (retorno do investimento); o ROI é o valor percentual referente a quanto
é retornado para cada dólar investido.
Logicamente, quanto melhor o jogador, melhor o ROI dele. O pior ROI
possível é -100% ou seja, a cada 1 dólar
que ele investe, ele perde esse 1 dólar. O ROI costuma variar diferente com o
AFS. Porque quanto mais jogadores, maior o ROI deve ser. O que implica uma
maior quantidade de dinheiro morto, ou seja, de jogadores ruins, inferiores que
tendem com frequência a perderem o dinheiro investido. Quanto maior o número de
jogadores ruins, maior quantidade de dinheiro morto. Quanto maior a quantidade
de dinheiro morto, maiores são as oportunidades dos bons jogadores irem longe
no torneio.
São os jogadores ruins, que
permitem que os bons jogadores tenham lucro. Em outras palavras, os jogadores
inferiores, permitem que os melhores jogadores ganhem altas quantidades de
dinheiro. Porém, se um jogador inferior decidi igualar o jogo, o jogador
superior não poderá ter lucro sobre esse adversário, para isso será necessário
encontrar outros meios para se obter algum lucro.
Os bons jogadores ao fazerem
jogadas lucrativas, estarão entrando no fluxo do dinheiro morto, aumentando
seus lucros. Mais ou menos como funcionam os cassinos.
Seleção de torneios
Na hora que um jogador decidi
escolher algum torneio para jogar deve levar em consideração um monte de
fatores.
1. Banca – O jogador deve escolher os MTT
respeitando sua banca.
2. Nível dos jogadores – O jogador também deve
respeitar o nível dos jogadores, ou seja, deve evitar situações da qual as
chances de conseguir uma boa premiação diminuam drasticamente. Tem que ser
melhor que a maioria dos jogadores. Você
pode ser um jogador vencedor contra jogadores inferiores, mas pode ser ruim
contra jogadores superiores. Por isso escolher o Field de seu nível ou inferior
a seu nível é muito importante. Algo parecido acontece no campeonato
brasileiro. Um time de segunda divisão raramente consegue ficar por mais de um
ano na primeira divisão, o que implica que mesmo que arrisque na primeira
divisão, as chances de voltar para a segunda divisão são maiores. Esse time é
vitorioso na segunda divisão, porém perdedor na primeira divisão. O mesmo vale
para nós no poker.
3. Premiação – A premiação tem que ter o valor que
agrade o jogador. Que respeite a banca e que permita a evolução do jogador.
4. Estrutura de torneio – Uma vez que se está
acostumado com determinada estrutura de torneio, estaremos aptos a dar o nosso
melhor e obter algum lucro. A falta de concentração, principalmente jogando uma
estrutura que possuímos pouco conhecimento e adaptação não será algo tão
lucrativo. É preciso adquirir primeiramente o conhecimento, para ser capaz de
arriscar.
5. Foco – É muito importante no jogo manter um bom
nível de jogo e também consistência. Um jogador com menor foco, comete maior
número de erros, enquanto jogadores com foco no jogo, evitam se colocar em
situações que possam perder dinheiro ou cometer erros. É muito importante
encontrar um limite de foco que mesmo que não esteja nos melhores dias para
jogar, ainda consiga manter uma consistência de jogo sólida. Mesmo com os
erros, ainda se manteria lucrativo. Para subir de nível, também é necessário
aumentar o foco. Conforme vamos subindo os degraus do poker, o jogo vai se
tornando cada vez mais difícil.
6. Grau da variância – é muito importante escolher
torneios que mesmo tendo uma grande variância não afete tanto seu jogo. Quanto
menos a variância afetar seu jogo, maiores são suas chances de lucrar. Quanto
maior o lucro, maiores suas chances de melhorar seu nível de jogo, aumentar sua
banca para subir de limites e naturalmente, ganhar ainda mais dinheiro.
Quando maior a quantidade de
jogadores em um Torneio, maior é o período de variância. Jogadores que jogam
SnG, são jogadores que tendem a evitar essa variância.
7. Disponibilidade de tempo – É muito importante
jogar algum torneio que esteja dentro da sua disponibilidade de tempo. Existem
torneios que podem durar 10 horas. Se não possuir disponibilidade para jogar
torneios de 10 horas, é melhor escolher torneios com um número de horas que
seja melhor pra você. Se tem uma hora por dia, é melhor jogar os SnG. Se tiver
3 horas por dia, poderá arriscar em MTT turbo ou hyper turbo. Sua
disponibilidade é muito importante.
Tudo isso afeta sua qualidade de
jogo. Se você não puder ter paciência para jogar um torneio, é melhor que nem
jogue.
8. Pressão do Dinheiro – Você tem que estar jogando
um determinado valor que possa perder e também tem que estar concorrendo a um
determinado valor que não afetará sua forma de jogar. Ou seja, não afete seu
jogo. Isso permite que mantenha o foco, e arrisque quando deve arriscar e puxe
o freio quando deve puxar. Isso aumenta seus lucros.
9. Quantidade x Qualidade – Sabemos que a
quantidade de torneios jogados simultaneamente é importante, porém devemos ter
um equilíbrio entre qualidade e quantidade. Podemos jogar com uma determinada
quantidade de mesas x, com uma qualidade inferior a qualidade esperada e ainda
ser lucrativo. Da mesma forma podemos diminuir a quantidade de mesas jogadas,
aumentando a qualidade de nosso jogo. Em outras palavras quanto menos mesas
jogar, maior será a qualidade. Quanto mais mesas jogar, menor será a qualidade
de jogo. Você precisa encontrar um equilíbrio entre quantidade e qualidade.
Já joguei 40 mesas de uma vez. É
algo sinistro. Nem mesmo da pra piscar os olhos. Basicamente a cada segundo
temos que fazer 2 jogadas. A velocidade de processamento de informação deve ser
altíssima. Porém, arriscar em 40 mesas me permitiu jogar 16 mesas com um nível
de qualidade altíssimo. Meu cérebro aprendeu a processar a informação mais
rapidamente. Com essa influência, posso jogar meu melhor jogo em 16 mesas. Um
jogador que não está disposto a perder uma grana para aumentar a velocidade de
processamento de informação no cérebro, também está abrindo mão de novas
oportunidades de lucro. É muito provável que em toda sua vida não consiga jogar
mais de 10 mesas ao mesmo tempo. Eu mesmo joguei 40 mesas por uns 3 meses.
Depois diminui para 20 e o jogo fluía muito bem, depois diminui para 16 e a
qualidade de meu jogo é a mesma caso eu estivesse jogando 8 mesas.
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