Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Variância, EV, Gerência de banca, Seleção de MTT e SnG



Gerência de Banca

Gerência de banca é um dos fatores mais importantes no poker. A razão de ser um dos fatores mais importantes no poker é porque o poker é um jogo  de habilidade que envolve probabilidade. Tudo que envolve probabilidade precisa de amostragem para que os resultados cheguem aos valores esperados.

Eis um exemplo. Imagine que você tem uma moeda e vai começar a joga-la para o auto, brincando de cara ou coroa. Como a moeda tem duas faces as chances de cair cara é de 50%. Vamos supor que você jogue a moeda para o alto duas vezes e nas duas vezes aparece cara. Teremos duas situações de duas caras e nenhuma coroa, ou seja, cara tem 100% e coroa 0%. Porém o esperado seria uma cara (50%) e uma coroa (50%), isso significa que a probabilidade mente?

Na verdade não. O que a probabilidade faz é indicar as chances de algo acontecer, porém não é a responsável por não acontecer como esperado. Isso quer dizer que quanto mais jogarmos as moedas para o alto, a longo prazo tanto cara quanto coroa, se aproximarão de 50%. Quanto mais vezes a moeda for jogada mais próximo ficará do valor esperado.

Vamos supor que você jogou a moeda cem vezes e deu 60 caras e 40 coroas ( 60% - 40% respectivamente). Agora vamos supor que você jogue 1000 vezes e acontece 506 caras e 494 coroas, o que implica respectivamente em 50,6% e 49,4%. Quanto mais vezes jogar, mais próximas ficaram de 50%. Ou seja, quanto mais aumentamos a amostragem mais próximo de 50% (valor esperado).  Em conclusão, os valores tendem ao valor esperado, a medida que a amostragem aumenta.

Esse foi um exemplo utilizando moedas das quais não são afetadas por habilidade, nível de conhecimento, background, mindSet. Em outras palavras os indivíduos que possuem um nível elevado de jogo contra jogadores em níveis inferiores de jogo sempre terão vantagem. Como consequência quando um profissional enfrenta um amador, temos uma enorme diferença nos gráficos. O gráfico do profissional jamais tenderá para 50% a longo prazo, mas sim para 79%, 80% ou mais. Enquanto o gráfico do amador contra o profissional no longo prazo tenderá a ser negativo, bem abaixo do esperado que seria 50%. Quando um profissional enfrenta outro profissional, então o valor esperado é de 50% em longo prazo. Quando um amador enfrenta outro jogador amador, o resultado tenderá a 50% em longo prazo. Em ambos os cenários quem ganharia sempre seria a casa ou o cassino.

Como o jogo é uma mistura de profissionais e amadores, além de envolver conhecimento, mindSet, background, tudo isso influência na quantidade de dinheiro que poderá ser feito em longo prazo. Por mais que existam jogadores amadores na WSOP, dificilmente um amador chega a mesa final, mas chegam. Porém, podemos ver a diferença entre amadores e profissionais na quantidade de braceletes e na quantidade de dinheiro ganho. Se pegarmos os 10 jogadores com os maiores números de braceletes não veremos nenhum jogador amador sobre eles. Quando pegamos a lista de jogadores com uma quantidade alta de dinheiro ganha, em nenhum dos 10 primeiros colocados encontramos amadores. O poker é um jogo que em longo e médio prazo favorecem os mais preparados. Logicamente, por mais chances que um amador tenha de ganhar um torneio, raramente conseguirá repetir a dose.

Amadores no poker, são a fonte de renda dos melhores jogadores. Como sempre existirá amadores ou pessoas que jogam o poker por laser, sempre existirá dinheiro a ser feito. Os melhores jogadores buscam coletar esse dinheiro. Os amadores são necessários para que os profissionais fiquem ainda mais famosos. Quanto maior a fama, maior o prestigio e maior a atenção. Desta forma mais pessoas se interessam pelo jogo e mais dinheiro estará disponível para os profissionais conquistarem.

Mesmo que a longo prazo tanto o amador quanto o profissional possuam as mesmas chances, ou seja, pagam o mesmo valor pelo torneio, recebem a mesma quantidade de fichas, mesmo assim, os melhores jogadores sempre terão vantagem de jogo, de habilidade, de conhecimento. Essa é uma realidade que não vemos sempre. É por isso que é muito importante tratar o amador bem. Fazê-lo se sentir em casa. Fazê-lo se sentir bem. Isso é muito lucrativo, principalmente se a pessoa perder dinheiro e se sentir bem perdendo dinheiro. O ser humano tem essa tendência de que, mesmo que perca alguma coisa, mas se sinta bem perdendo algo, o mesmo continuará perdendo por um bom tempo até acordar para a realidade. Afinal de contas, sem perdedores, não existiriam vencedores.

Qual a relação entre EV e gerência de banca?

A gerência de banca permite que o jogador de poker aumente a quantidade de torneios jogados. Ao aumentar a quantidade de torneios jogadores você também está aumentando a amostragem. Aumentando a amostragem você chega cava vez mais perto do longo prazo. Quanto mais perto do longo prazo, mais perto você deve chegar do valor esperado.

Como tudo no poker está relacionado a probabilidade. Então é de extrema importância chegar ao EV para obter lucro. Compreendendo isso, podemos finalmente saber o que á a gerência de banca.

A gerência de banca consiste em administrar o dinheiro que o jogador possuí para jogar, de modo que ele diminua as chances  de perder todo o dinheiro caso aconteça um período onde as possibilidades menos prováveis aconteçam com maior frequência: variância.

Existem vários tipos de gerência de banca. A diferença principal entre uma e outra é o grau ou nível de proteção. Quanto melhor a gerência de banca, teoricamente menor as chances do jogador quebrar. Quanto menor a habilidade do jogador, mesmo tendo uma boa gerência de banca, o mesmo também pode quebrar. Não é porque temos uma boa gerência de banca, que isso quer dizer que jamais iremos quebrar.

Gerência de banca para um MTT regular (10 minutos, 8 minutos ou mais online) é jogar no máximo com 1% da banca por vez. Caso prefira jogar MTT turbos (5 minutos) é necessário jogar com 0,5% ou seja, 200 vezes o valor. E se for jogar MTT hyper turbo (3 minutos ou menos de subida dos blinds) então é bom ter uma banca de 300 a 400 vezes o valor investido.

Em SnG de 9 jogadores, podemos jogar com uma gerência de banca de 2% ou seja, precisamos ter apenas 50 vezes o valor do buy-in. Caso jogue SnG de 45 pessoas ou de 90 pessoas regulares, é melhor utilizar 1% e assim seguir a mesma lógica em SnG turbo ou hyper turbo.

Para jogar um MTT de 1 dólar, ele precisa ter no mínimo 100 dólares. Em si, o problema dos MTTs é que possuem uma oferta inconstante. Dificilmente conseguirá fazer um grind de só torneios de 1 dólar, de 5 dólar e etc, teremos que mesclar esses limites. Para resolver isso existem o ABI que é a entrada média (Average buy-in). ABI é a soma de todos os buyins dividido pela quantidade de torneios jogados.

Uma gerência comum para profissionais costuma ser no mínimo 200 ABIs. Para saber seu ABI, vamos a um exemplo. Imagine que você jogue MTT de 10 dólares e de 20 dólares. Vamos supor que jogou 5 de cada. A conta ficaria assim:

(5x10 + 5x20 )/10 = 15. Isso quer dizer que para continuar a jogar os MTT de 10 dólares e 20 dólares é necessário uma banca com 1500 reais.

A gerência de banca também leva em conta o AFS. O AFS (average Field Size) é a quantidade média de jogadores. Quanto maior for o AFS menos será a chance de chegar ao TOP 5. Se o jogador tem menos chance, logicamente vai chegar ao TOP 5 com menos frequência. Isso significa que precisará de mais ABIs para não quebrar. Pois a banca dele precisará suportar maiores períodos de derrota.

Outro fator importante que influência é a habilidade dos jogadores. Para um profissional jogar em um nível baixo de premiação ou de buy-in tem poucos benefícios e por isso é melhor se arriscar em premiações maiores. Enquanto os jogadores mais fracos deveriam evitar os melhores jogadores até possuírem um jogo ABC completo. Os profissionais evitam jogos em que não possuam alguma vantagem. Quando entram em jogo aos quais ainda não possuem adaptação, os mesmo possuem uma quantidade de dinheiro que estão dispostos a perder para adquirir o conhecimento necessário para se adaptarem ao novo limite de jogo. Tanto para jogar algum MTT ou SnG é necessário uma boa gestão de jogo e para subir de nível também é necessário estar disposto a perder uma quantidade ‘x’ em dinheiro para adquirir conhecimento.

Todas essas situações onde jogadores bons perdem, onde jogadores ruins ganham, são situações onde o menos provável acontece. Sempre que existe essa inversão, onde o que supostamente não deveria acontecer mas acontece, vamos chamar essa inversão de variância.

A variância nem sempre será a vilã da história. Existe a variância positiva. Todas as vezes que você foi muito longe em algum torneio, mesmo que não tenha percebido, você presenciou a variância positiva. Isso porque é improvável que você ganhe o torneio. Por melhor que você seja, jamais será o grande favorito. Se pensarmos em um torneio de 100 pessoas, todos possuem chances simples e iguais de 1%. Se o jogador for muito bom, somando o conhecimento, a habilidade, o background, o mindset, então ele é capaz de aumentar as chances para 5%. Isso é um aumento gigantesco. Mesmo assim, o jogador continuará com chances de perder de 95%. É claro que as chances dele ir longe são altas, porém as chances de gravar são bem menores do que as chances de entrar no TOP 10.

Um jogador iniciante, amador, terá suas chances ainda mais reduzidas. Antes era 1%, agora com jogadores superiores a ele, as chances do amador cravar é menor que 0,5%. Quanto mais jogadores melhores que o amador, mais tenderá a 0% as chances de conseguir cravar o MTT ou SnG.
 
Não importa quem seja o jogador, mesmo que consiga aumentar o número de vezes em que vai longe no MTT, o mesmo ainda continuará perdendo na grande maior parte das vezes. Ao compreendermos esse ponto, podemos perceber que sorte e azar, quanto melhor o jogador for, tenderá a 0%. Isso porque o mesmo evitará se colocar em situações de sorte (coin flip, situações de 50-50) sem possuir alguma vantagem ou beneficio. Para um profissional a sorte ou azar, se encontra em situações das quais o mesmo não tem qualquer controle, como tomar uma bad beat. Porém, para um amador, a sorte ou azar possuí enorme influência, pois o amador necessitará de uma variância positiva para conseguir ter melhores chances de cravar o MTT que tem melhores jogadores que ele. Mas em longo prazo, a variância positiva tenderá a ser a mesma para todos os jogadores, o que implica que em longo e médio prazo, os jogadores mais habilidosos, com maior conhecimento, com maior preparação, com melhor background, com um MindSet adequado, são esses jogadores que venceram. Essa é a razão de que somente profissionais se encontrarem possuindo o maior número de braceletes e também possuírem a maior quantidade de dinheiro ganha.

Em longo prazo, o amador ou iniciante será afetado por uma variância negativa que não tenderá ao EV. É importante compreender que existem jogadores com diferentes níveis de lucro e prejuízo. Alguns jogadores possuem um lucro incrível em poucos jogos jogados, enquanto outros jogadores possuem milhares de jogo e podem possuir os mesmos resultados porém um menor lucro. Da mesma forma que existem jogadores que jogam poucos torneios ou muitos torneios que continuam negativos.

Todo jogador possuí algum rendimento, seja ele positivo ou negativo. O que vai definir esse rendimento é o ROI (retorno do investimento); o ROI é o valor percentual referente a quanto é retornado para cada dólar investido.  Logicamente, quanto melhor o jogador, melhor o ROI dele. O pior ROI possível  é -100% ou seja, a cada 1 dólar que ele investe, ele perde esse 1 dólar. O ROI costuma variar diferente com o AFS. Porque quanto mais jogadores, maior o ROI deve ser. O que implica uma maior quantidade de dinheiro morto, ou seja, de jogadores ruins, inferiores que tendem com frequência a perderem o dinheiro investido. Quanto maior o número de jogadores ruins, maior quantidade de dinheiro morto. Quanto maior a quantidade de dinheiro morto, maiores são as oportunidades dos bons jogadores irem longe no torneio.

São os jogadores ruins, que permitem que os bons jogadores tenham lucro. Em outras palavras, os jogadores inferiores, permitem que os melhores jogadores ganhem altas quantidades de dinheiro. Porém, se um jogador inferior decidi igualar o jogo, o jogador superior não poderá ter lucro sobre esse adversário, para isso será necessário encontrar outros meios para se obter algum lucro.
Os bons jogadores ao fazerem jogadas lucrativas, estarão entrando no fluxo do dinheiro morto, aumentando seus lucros. Mais ou menos como funcionam os cassinos.

Seleção de torneios

Na hora que um jogador decidi escolher algum torneio para jogar deve levar em consideração um monte de fatores.

1.  Banca – O jogador deve escolher os MTT respeitando sua banca.

2.   Nível dos jogadores – O jogador também deve respeitar o nível dos jogadores, ou seja, deve evitar situações da qual as chances de conseguir uma boa premiação diminuam drasticamente. Tem que ser melhor que  a maioria dos jogadores. Você pode ser um jogador vencedor contra jogadores inferiores, mas pode ser ruim contra jogadores superiores. Por isso escolher o Field de seu nível ou inferior a seu nível é muito importante. Algo parecido acontece no campeonato brasileiro. Um time de segunda divisão raramente consegue ficar por mais de um ano na primeira divisão, o que implica que mesmo que arrisque na primeira divisão, as chances de voltar para a segunda divisão são maiores. Esse time é vitorioso na segunda divisão, porém perdedor na primeira divisão. O mesmo vale para nós no poker.

3.    Premiação – A premiação tem que ter o valor que agrade o jogador. Que respeite a banca e que permita a evolução do jogador.

4.    Estrutura de torneio – Uma vez que se está acostumado com determinada estrutura de torneio, estaremos aptos a dar o nosso melhor e obter algum lucro. A falta de concentração, principalmente jogando uma estrutura que possuímos pouco conhecimento e adaptação não será algo tão lucrativo. É preciso adquirir primeiramente o conhecimento, para ser capaz de arriscar.

5.   Foco – É muito importante no jogo manter um bom nível de jogo e também consistência. Um jogador com menor foco, comete maior número de erros, enquanto jogadores com foco no jogo, evitam se colocar em situações que possam perder dinheiro ou cometer erros. É muito importante encontrar um limite de foco que mesmo que não esteja nos melhores dias para jogar, ainda consiga manter uma consistência de jogo sólida. Mesmo com os erros, ainda se manteria lucrativo. Para subir de nível, também é necessário aumentar o foco. Conforme vamos subindo os degraus do poker, o jogo vai se tornando cada vez mais difícil.

6.  Grau da variância – é muito importante escolher torneios que mesmo tendo uma grande variância não afete tanto seu jogo. Quanto menos a variância afetar seu jogo, maiores são suas chances de lucrar. Quanto maior o lucro, maiores suas chances de melhorar seu nível de jogo, aumentar sua banca para subir de limites e naturalmente, ganhar ainda mais dinheiro.

Quando maior a quantidade de jogadores em um Torneio, maior é o período de variância. Jogadores que jogam SnG, são jogadores que tendem a evitar essa variância.

7.  Disponibilidade de tempo – É muito importante jogar algum torneio que esteja dentro da sua disponibilidade de tempo. Existem torneios que podem durar 10 horas. Se não possuir disponibilidade para jogar torneios de 10 horas, é melhor escolher torneios com um número de horas que seja melhor pra você. Se tem uma hora por dia, é melhor jogar os SnG. Se tiver 3 horas por dia, poderá arriscar em MTT turbo ou hyper turbo. Sua disponibilidade é muito importante.

Tudo isso afeta sua qualidade de jogo. Se você não puder ter paciência para jogar um torneio, é melhor que nem jogue.

8.  Pressão do Dinheiro – Você tem que estar jogando um determinado valor que possa perder e também tem que estar concorrendo a um determinado valor que não afetará sua forma de jogar. Ou seja, não afete seu jogo. Isso permite que mantenha o foco, e arrisque quando deve arriscar e puxe o freio quando deve puxar. Isso aumenta seus lucros.

9.  Quantidade x Qualidade – Sabemos que a quantidade de torneios jogados simultaneamente é importante, porém devemos ter um equilíbrio entre qualidade e quantidade. Podemos jogar com uma determinada quantidade de mesas x, com uma qualidade inferior a qualidade esperada e ainda ser lucrativo. Da mesma forma podemos diminuir a quantidade de mesas jogadas, aumentando a qualidade de nosso jogo. Em outras palavras quanto menos mesas jogar, maior será a qualidade. Quanto mais mesas jogar, menor será a qualidade de jogo. Você precisa encontrar um equilíbrio entre quantidade e qualidade.

Já joguei 40 mesas de uma vez. É algo sinistro. Nem mesmo da pra piscar os olhos. Basicamente a cada segundo temos que fazer 2 jogadas. A velocidade de processamento de informação deve ser altíssima. Porém, arriscar em 40 mesas me permitiu jogar 16 mesas com um nível de qualidade altíssimo. Meu cérebro aprendeu a processar a informação mais rapidamente. Com essa influência, posso jogar meu melhor jogo em 16 mesas. Um jogador que não está disposto a perder uma grana para aumentar a velocidade de processamento de informação no cérebro, também está abrindo mão de novas oportunidades de lucro. É muito provável que em toda sua vida não consiga jogar mais de 10 mesas ao mesmo tempo. Eu mesmo joguei 40 mesas por uns 3 meses. Depois diminui para 20 e o jogo fluía muito bem, depois diminui para 16 e a qualidade de meu jogo é a mesma caso eu estivesse jogando 8 mesas.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Variância, EV, Gerência de banca, Seleção de MTT e SnG Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli