Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 9 de agosto de 2015

Tamanho dos Stacks - Coisas que Levei um Tempo para aprender

     Série Completa 'Coisas que Levei um Tempo para Aprender' Escrito por Bond_18 Clique Aqui para baixar totalmente grátis! Bond_18 disponibilizou Free sua série de artigos. Aprovei.



 Quando leio sobre SnG e MTT, eu frequentemente vejo muitos dos mesmos erros sempre. Eu também vejo vários erros que eu costumava cometer, e eu gostaria de fazer o que eu puder para tentar e dar alguma informação concisa que responderá várias das questões básicas. Algumas vezes, existem hábitos que você cria ou informações erradas que você recebe e termina criando maus hábitos, então eu gostaria de escrever uma série de posts/artigos para tratar de algo que pode parecer muito básico para alguns, mas vai, esperançosamente, corrigir alguns erros conceituais comuns. Eu gostaria de começar com o tamanho dos stacks e sua relevância.

 1. 10 BB’s ou menos. Basicamente qualquer mão que você estiver jogando com este tamanho stack é um shove. É um conhecimento comum. No entanto, com o aumento nos antes do stars, e os antes altos que o tilt já tinha, muito frequentemente torna-se correto começar com open shove por volta dos 15 BB’s. 

Quando falo sobre ranges para shove com antes, eu recentemente fui alertado para uma maneira de determinar o tamanho relativo dos seus stacks que eu gosto muito, conhecido como ‘true BB’. O ‘true BB’ é 2/3 do pot inicial. Então, se os blinds são 500/1000 com 100 de ante em uma mesa com 10 jogadores, então o pot inicial é 2500, com um true BB de 1666. Logo, se você é o button com uma mão como A5s e 15 BB’s, você pode simplesmente dar open shove, já que tem menos de 10 true BB’s. 

2. 14-21 BB’s. Na maioria (mas não em todo) do tempo que você tem um stack de 14- 20 BB, você não deveria dar open raise com mãos que não podem dar call em um 3-bet. Existirão, na verdade, situações nas quais, devido aos jogadores muito fracos/tight atrás de você que poderá dar raise/fold com o stack deste tamanho, mas para a maior parte das situações, a utilidade deste tipo de stack é mais para dar resteal com all in que open raise. Este é, na verdade, um excelente tamanho de stack para resteal, mas muitos jogadores hoje em dia estão muito cientes que este é um excelente stack para dar resteal com all in, então fique atento aos jogadores que estão cientes do que este tamanho de stack indica.

 3. 22-30 BB’s. Com este tipo de stack você tem mais espaço para open raise, mas para a maior parte das circunstâncias (novamente, não todas) resteal com all in tornou-se um pouco demais. Também, quando digo resteal, eu quero dizer shovar mãos que, realmente, não querem calls. Entretanto, com este stack, você deveria restringir seu open raising range um pouco mais que com 30+, ainda mais em early position. Com este tipo de stack, no entanto, eu ainda seria muito agressivo ao abrir pots em late position desde que os jogadores atrás de mim não sejam imensos riscos de resteal. Com 30 BB’s ou stacks pouco maiores, o go and go é frequentemente a melhor opção quando pensar em como jogar uma mão grande que não seja par pré OOP. Digamos que você tem 32 BB’s e o vilão em LP aumenta 3X. Se você tem AQ deve ir 9-12X e dar shove na maioria dos flops, entretanto, se você realmente bateu pesado e acha que o vilão vai apostar, deve dar check shove. 

4. 30-40 BB’s. A parte importante sobre este tamanho de stack é que muita gente tenta o resteal pré-flop. Para a maior parte, especialmente em situações OOP, 3-bet com estestack, com a intenção de foldar para um 4-bet shove é muito ruim. Isto pode ser feito nos níveis mais altos desta faixa de stack em algumas situações (e eu preferiria enormemente fazer isto em posição do que fora com este stack), mas para a maior parte, se você dá 3-bet com um stack de 35 BB’s ou menos, você está pondo bastante do seu stack para justificar um fold pré-flop, ao menos que o vilão vire suas cartas e mostre que você está jogando por 2 outs ou algo do tipo. Com este tamanho de stack você pode dar bastante open raise, especialmente se você está jogando em stakes menores onde as pessoas não vão dar resteal em você, mesmo quando os antes começarem. 

5. Mais de 40 BB’s. Com este tamanho de stack você provavelmente tem o arsenal completo disponível. Você pode dar resteal com a intenção de foldar, você pode dar raise pré-flop, receber 3-bet e 4-bet esperando causar o fold, você pode dar flat call em posição, e pode abrir com full range. 

Pensamentos sobre o que seus oponentes sabem sobre o tamanho dos stacks: a maioria das pessoas tem uma boa idéia de que quando tem 10 BB’s ou menos devem dar open shove com qualquer coisa que joguem. Quando você vê alguém com 8 ou 9 BB’s que vem dando open shove em mini-raise ou 3X, você precisa estar ciente de que ele tem uma mão boa em grande parte das vezes. Uma coisa muito importante para se observar nas pessoas é o seu entendimento sobre o tamanho dos stacks e o quão light são seus shoving ranges quando estão shortstacked. 

Quando se trata de tamanho de stacks para resteal, a maioria dos vilões tem um conceito sobre isso sem saber, realmente, que sabem. Sim, não faz muito sentido, mas deixe-me botar desta forma, a maioria dos vilões sabe dar shove com um range maior sobre seu raise no button com 15 BB’s do que com 25 BB’s. Mesmo sendo ruins, e não entenderem porque eles fazem isso, eles dizem que 25 BB’s parecem ser fichas demais. No entanto, alguns vilões não vão ter consciência disso e tentar resteal com mãos marginais for quantidades enormes de BB’s, especialmente fora de posição, já que jogar em um pot reraised OOP é o maior pesadelo da maioria dos jogadores. 

Também, muitos dos seus vilões não percebem quão ruim é dar open raise com a intenção de foldar com 13-20 BB’s, então, quando você vir alguém fazendo isso, você percebe que pode dar resteal quando os stacks efetivos estiverem com esse tamanho.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Tamanho dos Stacks - Coisas que Levei um Tempo para aprender Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli