Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Erros de Jogadores ao Calcular as Pot Odds




Como jogador regular de cash games ou torneios, é importante que você esteja familiarizado com a matemática do poker.
Isso envolve trabalhar com os odds e cada situação para que você possa determinar qual é a ação mais lucrativa. Um bom jogador será capaz de levar em conta seus pot odds, implied odds, e até mesmo reverse implied odds usando calcular sua próxima ação.
Entretanto, com todos esses cálculos, alguns pequenos erros podem ser feitos quando se tenta descobrir os odds corretos de cada situação. Os principais são:
1. Errar o cálculo dos odds de draws
2. Errar a porcentagem de odds
3. Interpretar incorretamente a diferença entre proporção e probabilidade
1) Errar o cálculo dos odds de draws
O erro mais comum que até mesmo os melhores jogadores cometem é calcular incorretamente os odds que tem para um draw. Muitos jogadores olharão e se lembrarão dos odds de completar draws como flushes e straights até a última carta no river. Enquanto isso possa parecer correto, não será lucrativo usar estes odds quando você estiver pagando uma aposta no flop para tentar completar um draw no turn.
Como mencionado acima, a maioria das tabelas de odds dão as chances de completar draw até o river, por exemplo a chance de completar um flush draw depois que o turn e o river estão na mesa é de quase 2:1. Entretanto, se você só está usando estes odds para comparar se deve pagar uma aposta no flop e tentar acertar sua mão no turn, está negligenciando o fato de que poderá enfrentar uma outra aposta no turn para ver o river.
Quando procurar odds em draws, use somente os odds para a próxima carta quando estiver no flop. Não use os odds para completar seu draw até a última carta.
Uma aposta no turn não é incomum, e assim nossos pot odds serão piorados pelo fato de que teremos que pagar duas apostas de tamanho considerável ao invés de uma no flop. Sendo assim ao invés de usar os odds para completar draws no river, nós devemos usar os odds para completar draws na próxima carta. Tipicamente para flush draws, os odds para completar até a próxima carta serão 4:1. Então quando estiver no flop:
– Odds para completar um flush até o turn: 4:1
– Odds para completar um flush até o river: 2:1
Exemplo de erro no cálculo de odds
Se você estiver no flop com um flush draw e seu oponente apostar $40, fazendo o pote $120, nós teremos 3:1 de odds no pote. Sendo assim, parece que pagar com 2:1 de odds para completar nossa mão é lucrativo. Entretanto, nós não completamos nossa mão no turn e nosso oponente agora aposta $80 no pote de $160, novamente nos dando 3:1 de odds.
O fato de que nosso oponente agora apostou novamente reduziu tanto nossos pot odds que fez nosso call no flop deixar de ser lucrativo. Isso porque se agora nós pagarmos a aposta no turn, nós teremos pago efetivamente $120 no que se tornou um pote de $200, o que muda nossos pot odds para 1.7:1.
Dessa forma, ao usar incorretamente os odds de 2:1 no flop nós fazemos um call incorreto e estaremos perdendo dinheiro no longo prazo ao fazer essa jogada. Entretanto, se nós tivéssemos usado os odds corretos para completar nossa mão na próxima carta ao invés de na última carta, que são de 4:1, nós teríamos desistido sabendo que tínhamos odds ruins para jogar e economizado algum dinheiro.
2) Errar a porcentagem de odds
Alguns jogadores preferem trabalhar com odds em porcentagens para determinar se devem ou não pagar, ao invés de usar o método de proporção usado acima. Entretanto, há um erro muito básico que é feito frequentemente quando usa-se este método, especialmente se você já está acostumado a trabalhar com proporções.
O erro comum é não acrescentar seu próprio call ao tamanho total do pote quando você trabalha com porcentagens em pot odds. Com odds em proporção isso é algo que você não precisa fazer, mas com porcentagens é importante que você não esqueça isso.
Sempre adicione o seu próprio call ao tamanho total do pote quando trabalhar com odds em porcentagens.
Exemplo de erro em cálculo com porcentagens
Se o seu oponente apostar $40 em um pote de $80, o tamanho do pote após você somar a aposta do seu oponente e o seu call será de $160.
Sendo assim seu call de $40 em um pote total de $160 representará 25% daquele pote, então você pode usar esses 25% com a chance de completar a sua mão para determinar se deve pagar ou não. Esta é a maneira correta de trabalhar os odds.
O erro é feito quando jogadores não acrescentam sua própria aposta ao total do pote, então ao invés de ter um pote total de $160, eles estarão trabalhando com um pote de $120, já que esqueceram de acrescentar seus próprios $40 a ele. Dessa forma eles trabalharão com uma porcentagem de $40 em $120, o que corresponde a 33%. Isso é bem distante dos $40 em $160 sendo 25%, e pode ser a diferença entre fazer um call lucrativo ou perdedor ao tentar completar seu draw.
3) Interpretar incorretamente a diferença entre proporção e probabilidade
Este erro não é um grande problema, já que você raramente precisará misturar odds e probabilidades na mesa quando calcular draws. Entretanto, é útil estar ciente da diferença entre eles. Por exemplo, ter 1 em 4 odds de completar um draw é ligeiramente diferente de uma proporção de 4:1 de odds para completar um draw.
Proporção e probabilidade são diferentes no poker. Uma proporção de 4:1 não é a mesma coisa que 1 chance em 4.
Odds de X em Y e proporção de X:Y
1 chance em 4 é algo facilmente compreendido; já que para cada 4 vezes que um evento ocorrer, você terá o resultado que precisa em uma vez entre estas quatro. Entretanto com proporção de 4:1 em odds, para cada 4 vezes que um evento ocorrer uma vez. Isso pode parecer ser a mesma coisa de início, mas se você ler novamente, conseguirá entender a sutil diferença.
1 chance em 4 se dá sobre 4 tentativas, onde você obterá o resultado desejado uma vez e o indesejado três vezes. Mas na proporção de 4:1 de odds, há 5 tentativas, e você obterá o resultado desejado 1 vez, e o indesejado 4 vezes. Como você pode ver, você tem que somar a proporção para encontrar o número total de tentativas; e quando você usa as probabilidades, o número de tentativas já é informado. Abaixo há uma simples tabela para ajudar a ilustrar as diferenças entre este particular conjunto de odds.
                 Desejado Indesejado # Tentativas
4:1                   1            4                  5
1 in 4               1            3                    4
Avaliação dos erros comuns em odds
Há inúmeras maneiras em que um jogador pode escorrer ao usar matemática no poker. Não é incomum para até mesmo jogadores veteranos cometer estes erros simples, então não se preocupe muito se você errar de vez em quando.
Este artigo foi escrito para te ajudar a se conscientizar dos erros mais comuns, para que você possa evitá-los no futuro. Quanto mais você jogar e trabalhar com odds, mais será capaz de fazer decisões precisas e lucrativas em uma mesa de poker, então vá jogar!
Artigo originalmente publicado em thepokerbank
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Erros de Jogadores ao Calcular as Pot Odds Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli