Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 7 de março de 2015

Leitura de Mãos - Pensando um passo a frente

Muitas vezes teremos uma mão de valor e desejaremos tirar o máximo de nossa mão.

Eis a mão de exemplo: Clique Aqui

Temos AK e acertamos Top pair, é um Flop que erra muito o range de Flat Call do vilão. FAzemos uma aposta padrão, porém não fazemos essa aposta padrão por causa de ter um A, mas sim por causa de nosso adversário. Este é um jogador com tendências passivas. O raciocínio por trás desta mão é bem simples. Apostamos no Flop uma Cbet normal, já que nosso adversário tiver em mãos algum Draw, um A inferior, um 8 em mãos irá pagar.

Existem alguns jogadores passivos que pagam com Ax quando acertam o A e tem outros jogadores passivos que quando acertam o A aplicam o raise no Flop. O call dele também é interessante, pois se temos o Flush Draw também apostaríamos e se erramos também apostaríamos, o call do vilão principalmente se ele conter o A na mão, pode ser o call com a intenção de nos permitir continuar a Blefar.

Outra questão importante é que se ele der raise somente mãos como Ax ou um bom Flush Draw continuam, já que um 8 e um Flush draw fraco largaria para um raise.

Aqui fica uma dica valiosa para vocês jogadores, um raise no Flop obriga seus adversários largarem mãos ruins e continuarem somente com mãos fortes. Porém, temos que explicar adequadamente a palavra 'adversário' pois nem todos  os adversários se encontram no mesmo nível. Jogadores de nível 3 e 4 , sabem muito bem o que significa um raise no Flop. Então se estiver jogando contra eles, eles estão mais do que cientes de que na maioria das vezes um raise no Flop significará fraqueza. Contra esses jogadores o raise no Flop não é tão eficaz, porém se for dar raise no Flop, então mescle seu jogo dando raise no Flop com top pair, overpair, trincas e também blefes, draws, second pair, botton pair.

E quando pagar utilize o mesmo range. Desta forma estará mesclando seu jogo contra jogadores melhores que você.

Contra jogadores de nível 1 o raise no Flop funciona muito bem, pois eles jogam de forma óbvia e se jogam de forma óbvia isso quer dizer que continuam com top pair, porém tendem a largar mãos fracas e que possuem valor de showdown. Jogadores de nível 2 tendem a ver um raise de duas formas, sendo ela um blefe em seu blefe ou uma mão de valor. Alguns jogadores de nível 3 também pensam assim. Se estes jogadores pagarem seu raise, na grande maioria dos casos será uma mão de valor, já que um blefe ou largaria ou aplicaria um raise por cima. Isso quer dizer que somente jogadores de nível 3 avançado e jogadores de nível 4 são capazes de pagar um raise no Flop com um blefe demonstrando parecer possuírem uma mão de valor. Jogadores de níveis inferiores não são capazes de fazer.

Nesta mão em particular meu adversário se encontra no nível 1, ou seja, no nível óbvio de jogo. Ele largaria todas as mãos que errou completamente este Flop, porém ele continua com o A, com o FLush draw e com o 8. Espero que ele aplica um raise com uma trinca ou dois pares e em alguns casos até mesmo aplique o raise com um Ax, com AJ ou Aq. Como ele não fez isso, logo posso deduzir com 95% de certeza que a mão dele se reduz a um Ax inferior ao meu, um 8x, ou o Flush Draw ou stright Draw.

O Turn é um 7 de copas. Agora mais um Flush Draw entrou na parada. De fato alguns Draws completaram neste turn, porém ainda existe uma maior quantidade de mãos que me pagam como Ax, um 8x e algum Flush Draw do que uma mão feita. Tenho dois caminhos a seguir:

1. DAr check: Porém está é uma jogada fraca e que permitirá meu adversário ver o River se graça se preferir e acredito que somente apostará com um A na mão ou com a sequência, assim como dois pares ou a trinca de 7.

2. Apostar: Acredito que está será a melhor jogada já que tem muitos draws, assim como também apostaria com o Flush Draw se estivessem em minha mão, já que daria check com um 8 ou com KK(o que acho incorreto neste tipo de board). Porém este é um jogador passivo, e não um jogador de nível 2 ou superior que compreendem que o check no Turn pode significar um KK, um Ax fraco, já que neste turn todas as mãos de valor devem apostar.

Fique espero quando isso acontecer em uma mão que estiver jogando. Quando no Turn bater uma carta que coloca mais draws na mesa e seu adversário aposta, o mesmo está representando dois tipos de mãos: Um Draw ou uma mão forte como Top pair ou maior. Porém se o mesmo aplica o check, na maioria das vezes significará uma mão que não tem força para apostar duas vezes. Em alguns casos pode significar top pair ou um Flush Draw, porém principalmente no nível 1 significará mãos como KK em um Flop como Axx. Significará um Top pair fraco ou um draw fraco. Como estou apostando pela segunda vez, minha mão fica entre Ax e um Flsuh Draw. Porém, posso jogar de forma óbvio contra jogadores de nível 1, isso mesmo, aposto com meu A e com meu FLush Draw  e dou check com minhas mãos mais fracas, pois eu sei que raramente eles compreendem leitura de mãos e isso me permite tirar o máximo valor de minhas mãos e perder pouco com minhas mãos de valor. Isso quer dizer que contra jogadores de nível superior sempre devo estar pensando além.

Meu adversário não aplica o raise no turn, o que indica que o mesmo é muito provável não ter a sequência ou se tiver uma mão muito forte, está permitindo que nós continuemos a apostar,. já que tem muitos draws em nosso range.

Eles são capazes e entendem que neste tipo de situação a pessoa está apostando duas vezes seguidas será top pair ou o Flush Draw na maioria das vezes, então eles se adaptam dando call no turn e raise no river em uma carta que assusta nosso top pair, já que no river é comum top pair e o Flush draw que perdeu darem check, sendo um deles para pagar a aposta no river e o outro para largar ou dar um check-raise blefe. Porém, eles sabem que se bater o Flush e nós continuamos apostando isso significa que temos o Flush já que o Top pair daria check com medo do Flush.

Essa diferença é muito importante e devemos nos adaptar a jogadores que são capazes de fazer este tipo de análise. Podemos jogar de forma óbvia contra jogadores de nível 1 porém devemos mudar nossa estratégia contra os adversários em níveis superiores.

Aposto no Turn, principalmente pq meu adversário é do nível 1. No river bate um T o que completa a sequência, porém diversos Flush Draws erraram. Temos dois caminhos mais óbvio a seguir:

1. Apostar: Apostar faria um A inferior pagar uma aposta de valor, algo como 40% até 70% do pote, porém faria as mãos que podem blefar darem fold e a Sequência apostar. Apostar aqui é bem interessante já que tomaremos raise somente de mãos como um 9 ou quem sabe em muitos casos 2 pares, principalmente que é raro em micro limites quando chega no river, alguém dar check quando possuem uma sequência, com o 9 neste caso. Se tenho um 9 certamente iria apostar neste caso, assim como os jogadores de nível 1 tendem a fazer ao tomar a iniciativa no river (fica a dica quando esses jogadores tomarem a iniciativa no river).

2. Check: Acredito que neste caso é a melhor, como ele deu call no turn, basicamente está dizendo que não possuí mãos de blefe a não ser que esteja perseguindo algum Flush Draw ou Straight Draw. O check permite que este jogador aposte no River caso tenha errado, porém na maioria das vezes jogadores de nível 1 poucas vezes blefam no river. Se ele apostar aqui, é bem provável que tenha o nove ou algo melhor que top pair. Porém posso pagar se ele apostar pouco, já que tendem a apostar algo em torno de metade do pote ou mais por valor. Prefiro o check para controlar o pote e permitir que meu adversário tente blefar, o que não acontece.

Ele mostra um draw com QJ de espadas que perdeu o flush e teve uma ótima oportunidade para blefar mas preferiu jogar de forma passiva. A anotação que faço neste adversário é de que raramente aposta  no river se não ACERTAR sua mão. Quando estão em Tilt também tendem a entregarem tudo. O interessante desta mão é perceber que quando bate mais possibilidades de Draws no turn e nosso adversário continua apostando irá significar na grande maioria das vezes mãos como top pair ou algum FLush Draw. Poucos deles, neste caso, vão transformar um 8 ou um KK em blefe, e por isso tendem a darem check. Jogadores de nível 3 em um estágio avançado dentro deste nível começam a compreender melhor como seu range é óbvio, como consequência começam a mesclar seu jogo. Isso lhes permite não serem óbvios contra jogadores de nível 2, 3 e 4.

Por outro lado, existe a ferramenta da opção ao contrário, que seria dar check também com o Ax e com o Flush Draw, indo para o check call. O que é uma linha que demonstra ter KK e um 8, porém estamos mesclando e impedindo que nosso adversário saiba que mãos temos quando damos check nesta situação, da mesma forma quando apostamos com o KK e com o 8 no turn. Isso confunde adversários que possuem alguma habilidade de ler Ranges. O nível 2 sempre cai em traps, é incrível, principalmente porque gosta de punir fraquezas. O nível 3 aprende mais rapidamente porém também cai em muitas traps, principalmente em demonstração de fraqueza, porém o nível 3 avançado e o nível 4, esses sabem o que essa jogada significa e raramente caem nela.

Essa é a Leitura, e vale a pena refletir sobre ela.

Pense fora da caixa, se quiser vencer no poker.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Leitura de Mãos - Pensando um passo a frente Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli