Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 4 de março de 2015

Tomando Decisões Difíceis


Como sabemos o poker é um jogo de decisões. Aqueles que possuem o conhecimento e uma maturidade no jogo tendem a ir mais longe. Isso porque as decisões tomadas por esses jogadores tendem a estarem corretas na maior parte do tempo.

Mesmo com todas as informações disponíveis estamos fadados ao erro. Isso mesmo, podemos cometer pequenos erros ou grandes erros que podem ser um enorme problema em relação ao dinheiro que poderia ser feito.


Em MTT e STG, devemos com frequência pensar tanto nas fases do jogo quanto na premiação. Nossas decisões devem ser baseadas em conquistar uma das grandes fatias da premiação. É claro que o objetivo é sempre o primeiro lugar, porém o poker é um jogo dinâmico e complexo, o que implica que na maior parte do tempo não conquistaremos a maior parte da premiação.

Essa dinâmica de premiação é muito importante. Vou dar alguns exemplos.

Estava jogando o MTT de 2,20 de 2 mil garantido e depois de muita luta e uma única situação de sorte da qual eu tinha TT e meu adversário AA, consegui chegar na mesa final e cair em sexto lugar.

Porém, cai em sexto lugar por ter tomado uma decisão correta baseada na situação e no meu adversário, porém equivocada baseada na premiação.

O primeiro lugar levava certa de 400 e o sexto lugar levava 87. Meu adversário foi allin pré-flop com 45 Big Blinds, do qual ele era o terceiro em fichas. Estava logo atrás dele com cerca de 40 Big Blinds.

Existiam dois jogadores com poucas fichas, um deles com 15 Big Blinds e o outro com 18 Big Blinds. Um dos jogadores com poucas fichas acabou dando uma bad neste jogador de 45 Big Blinds e acredito que essa Bad também influenciou o jogador a puxar pré-flop com 99. Isso mesmo um Open Raise. Estava no Botão e segurando JJ.

Minha decisão foi baseada em alguns fatores que me levou a tomar a decisão não baseada na premiação, mas na situação. Eu sabia que ele tinha acabado de tomar uma Bad Beat, também sabia que essa foi uma das diversas vezes em que ele aplica este tipo de allin. Em outras mãos ele mostrou um 44 e deu uma Bad beat, mostrou também AK. Então eu sabia, que ele estava fazendo está jogada com um range largo, principalmente após a Bad que tomou.

Decido pagar. Tranquilo a galera pode dizer e que o call foi correto e adequado, porém percebi que o call foi errado baseado na premiação.

Com dois jogadores com poucas fichas, e eu sendo um dos melhores jogadores nessa mesa final, minhas chances de conquistar uma premiação maior era muito boa. Poderia tranquilamente largar JJ e conquistar o quarto lugar que entregaria cerca de 180 Dólares, o que é muito melhor que ganhar 87 Dólares da sexta posição. Acredito que as únicas mãos que eu não largaria seria KK e AA. AK e QQ, nesta situação deve ser fold. Eu paguei com JJ e o vilão mostrou seu 99. Uma situação perfeita baseada em todos os fatores mencionados anteriormente, porém vem um 9 no Flop e caímos em sexto lugar. Sei que o call foi uma boa decisão e que baseada na situação foi adequada, porém no poker uma ‘boa situação’ ou uma ‘situação adequada’ não é o suficiente para conquistar e cravar um MTT.

Diferentemente de Cash Game que nesta situação seria um call tranquilo, em um MTT, esse mesmo call pode não ser adequado baseado na premiação. A premiação deve ser o foco e não nossas cartas.

Este segundo exemplo aconteceu em um STG de 45 jogadores de 1 Dolar. Estamos na Semi-FT e eu tinha 4800 fichas. Esse número de fichas é mais do que o suficiente para chegar na mesa final e com boas chances de entrar na premiação.

Minha mão é AK e os Blinds estão em 100/200. Neste jogo estava em várias outras mesas e não prestei atenção adequadamente em meu adversário, que era um jogador seguro. Contra jogadores seguros é preferível aplicar uma 3bet para fold do que aplicar um Allin e ter que torcer que sua mão seja a melhor.

Bem, este jogador seguro abre de MP para 400 e ele tem cerca de 6 mil fichas. Tenho AK de paus e decido aplicar um allin com todas as minhas fichas. Ele paga com QQ e GG pra gente. Porém, duas opções baseada na premiação são viáveis, já que ganhar 1,50 é muito melhor que ganhar exatamente 0,00. A justificativa que poderia surgir com este allin é que  com 8 mil fichas, teríamos o suficiente para disputar as melhores premiações, porém é uma questão de risco e recompensa do qual não devo levar em consideração somente a força de minha mão.

Como em Micro Limites, ao entrar em um MTT ou STG tendo a ser um dos favoritos a ir longe, largar AK de paus se torna uma obrigação. Poderia também fazer um raise para 999 e ver o que o jogador faria.

Se eu sei que não sou o melhor jogador e que minhas chances de conquistar uma das melhores premiações e baixa, então irei colocar tudo com AK de paus e torcer que bata meu A ou K. Porém, minha situação é a oposta e meu fold ou um fold para uma 4bet se torna necessário. O que está em jogo pra mim é a conquista dos melhores lugares e não entrar em um Flip contra jogadores que considero inferiores dos quais posso tirar vantagem em diversas situações.

Essa foi a segunda mão que poderia ter dado um fold que seria ok.

Em um MTT 3x Turbo de 3,30. Faltavam 12 Jogadores. Eu estava em segundo lugar com cerca de 30 Big Blinds. Recebo QQ de UTG e faço um mini raise para abraçar todos os jogadores com poucas fichas. Porém, o jogador que era o líder em fichas aplica um allin de quase 40 Big Blinds. Eu pensei e decidi largar minha mão.

Quando coloquei a mão para ser discutida, praticamente todos os jogadores que analisaram a mão me disseram que foi um Fold ruim. Eles deram diversas razões do porque eu deveria ter pago e do porque a longo prazo este fold foi ruim. A opinião das pessoas é muito importante. Tenho preferência a colocar as mãos das quais dei algum fold importante ou ‘difícil’ e peço para alguém ou várias pessoas analisarem.

Utilizando o longo prazo meu fold foi um bom fold. Porém, existe duas formas de avaliar o longo prazo. Em cash Game o longo prazo seria influenciado em muito e sem dúvidas pagar com QQ seria o correto a fazer. Porém, em MTT ou STG a tomada de decisões não deve ser baseada em nossa carta ou na situação, mas baseada na premiação final. Se eu pagasse estaria arriscando conquistar apenas 42 Dólares ao invés de 450 Dólares. Acredito que é uma ótima implicação a qual chegamos avaliando a premiação final.

Por mais que a decisão de pagar seja a melhor e correta, não estamos em um Cash Game do qual podemos ganhar apenas as fichas de nossos oponentes. Isso quer dizer que em cash game o que estaria em jogo seria apenas 30 Big Blinds, porém em MTT ou STG analisando a implicação do dinheiro estaria em uma situação bem diferente. Estaria colocando todas as minhas fichas para conquistar um investimento para ganhar 5 Buiyns. O que sem dúvida é bom sair positivo porém desperdiçar uma chance de conquistar 150 Buiyns, isso sim não seria adequado a longo prazo.

Existia uma grande quantidade de jogadores com menos de 15 Big Blinds que estariam arriscando tudo em breve com um range largo de mãos que permitiria um situação muito mais favorável. Com este fold (que foi justamente o que aconteceu) utilizei está estratégia, da qual se mostrou bem produtiva e me permitiu disputar o HU contra justamente este cara que veio de allin quando faltavam 12 jogadores.

Ele veio de allin com QT de ouros e paguei com AA, porém ele acertou o Flush e fiquei com menos de 5 Big Blinds. Ganhei cerca de 120 Buyns, o que não teria acontecido se não tivesse dado fold com minha QQ.

Um amigo meu esses dias estava jogando um STG de 45 pessoas turbo. E ele tinha 8 mil fichas. Os blinds em 200/400 e faltavam 14 pessoas. O jogador de UTG foi allin com 12 BBs e meu amigo largou seu par de 99. A resposta dele que foi de impressionar já que ele faz parte do projeto poker sem segredos:

'Então Gabriel, apesar de achar que o o shortStack ia fazer isso com uma hand de mãos muito grande, pensei em dar o call, porém quando percebi que haviam mais 4 jogadores a minha esquerda, com uma variada posição em fichas, dei o fold para não comprometer meu torneio se alguém mais entrasse na mão, via allin... Isto porque faltava apenas 14 jogadores no torneio, ou seja, essa mesa era pré FT... Talvez o call fosse a melhor jogada mesmo, mas sabe aquele momento que vc não se sente confiante? Pois é... Enfim, notícias boas, eu consegui cravar este torneio. Grande abraço.'


Conclusão

Se uma empresa tem a oportunidade de faturar alto esperando e segurando um pouco mais, está será a estratégia utilizada. Se a empresa sabe que uma estratégia mais ativa e agressiva vai render melhores resultados, então está será a estratégia utilizada.

Em todas as mãos, a terceira foi a qual tomei a estratégia correta, já que neste caso era melhor segurar um pouco para conquistar uma quantidade maior de dólares. Nos outros dois casos, preferi ser mais ativo e agressivo, e acabei desperdiçando a oportunidade de ir longe e conquistar uma maior premiação.

Muitos jogadores falam da importância sobre o longo prazo, porém em um MTT e STG o longo ‘prazo’ é baseado enquanto dura o MTT ou STG. Isso porque ao jogar um MTT ou STG nos baseamos na domada de decisão na premiação, nossa habilidade comparada aos outros jogadores e em nossa situação de fichas. Isso implica que se levarmos em consideração o longo prazo, está será a situação que trará maior lucratividade no longo prazo.

Em Cash Game a coisa muda e muito, o longo prazo tem enorme efeito em cada mão que jogamos, pois cada mão jogada influência em ganhar alguma coisa ou perder alguma coisa. Um erro por pequeno que seja em Cash Game, pode te fazer perder uma quantidade enorme de dinheiro no longo prazo, porém em MTT ou STG um pequeno erro ou um erro médio, ainda te dá chances de se recuperar no MTT ou STG ou quem sabe ainda entrar no dinheiro.

Essa diferença de tomadas de decisão é muito importante e se compreender como ela funciona e como utiliza-la ao jogar, garanto que terá melhores resultados em MTT e STG.

Lembre-se que em MTT e STG mãos fortes são importantes, porém não são mais importantes que a premiação, portanto mesmo que uma situação seja favorável ou que tenhamos uma mão forte como AK, QQ ou JJ.


Toda decisão que tomamos importa.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Tomando Decisões Difíceis Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli