Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 14 de junho de 2015

6 Dicas para jogar super bem a fase Final


Existem muitos jogadores que possuem dificuldades e cometem ainda muitos erros na fase final. A fase final de um STG e MTT, terá enorme influência das stacks dos jogadores em relação a premiação.

Jogadores iniciantes tendem a entrar em Flips desnecessários, a colocar pressão de forma equivocada, o que acaba muitas vezes impedindo-os de conquistar o que tanto desejam, que é uma das maiores fatias da premiação.

Quero lhe contar duas histórias rápidas. A primeira delas é que eu estava jogando um MTT de 3,30, 3xturbo. Estava em segundo lugar com cerca de 22 Big Blind, faltando 12 jogadores. Estava de UTG e Abri com QQ. O Líder em fichas estava em minha mesa e do CO, colocou suas 35 Big Blinds na mesa. A ação chegou em mim novamente, pensei muito e larguei QQ. Como resultado cheguei na mesa final, peguei segundo lugar. O que deveria ter sido primeiro se meu par de AA não tivesse sido quebrado quando eu e meu adversário estávamos em allin e ele estava com todas as fichas na mesa e eu não.

No segundo exemplo, um aluno do projeto micro limites estava em Primeiro lugar em um SNG faltando 13 jogadores. Ele  se envolveu em um allin, com 88 e perdeu para 66 perdendo metade de suas fichas. Se meteu em outro allin e caiu em 13º.

A segunda história poderia ter sido muito diferente, se o aluno utiliza-se a estratégia que oferecemos para a fase final. Existem regras que devemos seguir e seguindo essas regras temos chances de conquistar excelentes posições.

No primeiro caso, não teria largado QQ se meu nível de pensamento estivesse no nível 1 ou 2. Seria um Fold muito difícil já que o que iria importar seria a força de minha mão e não a situação em si.

No segundo caso, o call com 88 se torna ruim, pois:

Ø     O Aluno era o líder em fichas.
Ø     Com a quantidade de fichas que ele possuía, as chances de pegar uma das 5 primeiras posições eram muito boas.
Ø     Ele deveria ter avaliado o range de seu adversário, o que implicaria que 88 ou estaria em um Flip, ou estaria perdendo e se tivesse sorte, estaria na frente de algum par menor. O que seria um fold fácil baseado na quantidade de fichas que o aluno possuía.

Utilizando a premiação como principal requisito para call ou fold, neste caso o fold se torna obrigatório. É muito importante não ficar entrando em Flips neste momento com jogadores que possuem fichas que podem te prejudicar e diminuir drasticamente suas chances de conquistar as principais premiações.

Se o aluno tivesse 3x, 4x ou mais fichas que seu adversário, o call se tornaria mais tranquilo e fácil de se fazer. Porém colocar metade das fichas com um 88, nesta situação em específico se torna algo muito complicado de se fazer.

Existem algumas regras e dicas para a fase final, confira:

1.  Evite arriscar boa parte de sua stack quando for o líder em fichas ou próximo a isso

Se você está muito bem na fase final do MTT ou SNG, irá evitar situações que te impeçam de conquistar seu principal objetivo: Conquistar as maiores premiações.

Estando próximo a mesa final, deve evitar fazer loucuras ou ser agressivo sem inteligência. Uma Fatiada de 30% da stack não é tão ruim, quanto uma fatiada de 50%. Neste caso para perder metade de suas fichas, tenha em mãos cartas para que possa arriscar tanto de sua stack. 88, 99, TT, JJ, AQ, são mãos ruins para colocar 50% de suas fichas no pote. Honestamente não gosto de fazer essa jogada nem com QQ e AK, mesmo que o call seja +EV, não significa que ser +EV, permitirá que eu ganhe o SNG ou MTT.

O Longo prazo não se aplica quando se está jogando MTT e SNG, isso implica que suas decisões devem ser tomadas baseado em quanto da premiação poderá conquistar. Seja esperto e evite situações complicadas, principalmente se possuir muitas fichas.

2.  Estratégia para Fase final

Existem duas estratégias para a Fase final como o líder em fichas ou próximo a isso.

(A)                  Ficar na sua
(B)                   Utilizar a estratégia de manutenção da stack

Ficar na sua, é que você como um dos jogadores com os maiores stack, muitas vezes estão garantidos na mesa final. Neste caso, não precisa ficar agindo tanto, basta deixar os jogadores gladiarem e esperar alguém cair.

Utilizando a opção (B), diferentemente da opção (A) que te faz perder algumas fichas, a opção (B) te ajuda a manter suas fichas e a ganhar algumas fichas extras. Com a manutenção da stack evitará se envolver em Flips, ou a deixar o pote grande sem ter algo que realmente valha a pena.
Utilizando a manutenção da stack, sua stack se manterá saudável, desta forma chegará na mesa final com uma boa quantidade de fichas.

3.   Não permita ser explorado e aprenda a explorar

Jogadores seguros, passivos são os mais fáceis de explorar na fase final utilizando a estratégia de Manutenção da stack. Porém alguns jogadores também conhecem essa estratégia e vão utiliza-la contra você.

Alguns jogadores vão começar a colocar pressão na mesa e principalmente alguns vão colocar pressão em você. Contra esses jogadores terá duas opções:

(A)                  Ser agressivo.
(B)                   Esperar a mesa final

Quando se é o líder em fichas, pode-se esperar a mesa final, jogando de forma segura. Jogando de forma segura quando aplicar a 3bet, os jogadores vão te respeitar mais e conquistará algumas fichas extras mesmo sem ter nada em mãos.

Outra forma de não ser explorado é utilizando a opção (A) que diz para ser mais agressivos com esses jogadores agressivos. Se sua imagem é boa na mesa, não está queimada, conseguirá impor sua vontade sobre esses jogadores com maior frequência, mesmo com mãos fracas. Porém não seja agressivo com muita frequência contra eles.

Imagine que eles roubem seus blinds com frequência. O Vilão fez dois roubos em você, quando ele tentar pela terceira vez, aplique uma 3bet contra ele. A 3bet permitirá que ganhe a aposta inicial dele e também os Blinds (Se estiver no Botão, CO). Se estiver no Big Blind ganhará o Small Blind, a aposta do vilão e mais os antes. O que dá aproximadamente 4BBs. Fazendo as contas, permitindo que o vilão roubasse 2 Big Blinds, o máximo que ele levou foi 2 Big Blings, porém quando você aplicou a 3bet recuperou os 2 Big Blinds e ainda tem mais 2 Big Blinds extras.

Se preferir poderia permitir que ele roubasse três vezes seus Blinds e não a quarta, o que implicaria que estaria em um nem ganha nem perde, mantendo sua stack no mesmo lugar. Com a estratégia do paragrafo acima, não apenas manterá sua stack, como aumentará alguns Blinds. Na fase final isso é muito importante.

Explorar seus adversários em micro limites é muito mais fácil que contra jogadores em Níveis superiores. Isso porque jogadores em micro limites raramente ou pouquíssimas vezes se adaptam ou melhoram o jogo. Jogadores seguros são seguros até quando devem se tornar mais ativos. Jogadores passivos continuam sendo passivos e jogadores agressivos ruins continuam sendo agressivos ruins. Seu objetivo é identificar esses jogadores e se adaptar o mais rápido possível a eles, desta forma terá alguma vantagem.

4. Evite dobrar os jogadores com poucas fichas

Um conselho para a fase final é este, evite dobrar os jogadores com poucas fichas. Se seus adversários possuem menos de 25 Big Blinds, eles possuem a stack perfeita para aplicar o resteal. Porém em micro limites são poucos jogadores que utilizam está estratégia corretamente.

Muitos jogadores vão estar com menos fichas ainda, e são eles que devemos nos concentrar. Em primeiro lugar deve evitar ficar entrando em Flips contra eles, sem ter uma stack que lhe permita entrar de allin.  O valor da mão não tem muita importância, exceto que não irá largar QQ e AK. Porém deve sempre se focar na situação, no que ela representa e no quanto poderá afetar a sua premiação.

Ao invés de focar em suas mãos, se foque na premiação. Lembre-se que sacrifícios devem ser feitos para alcançar a vitória. Muito mais vale uma estratégia bem preparada do que se deixar levar por uma paixão em relação as suas cartas.

Pare e respire. Olhe para sua stack, olhe para a premiação. Se questione.

Uma regra que pode funcionar é que, em algumas situações pode pagar um allin que pouco afetará sua stack. Neste caso pagar um allin não será tão prejudicial e continuará com chances de conquistar uma excelente premiação. Porém se afetar suas chances de conquistar as melhores premiações, neste caso deve pensar duas vezes antes de agir. Principalmente se 25% ou mais de sua stack estará em jogo.


5.Não fique parado, perdendo fichas

Tendo muitas fichas ou não, ficar parado não será uma boa ideia. Compreendo a importância de passar uma imagem segura para tirar alguma vantagem, porém ficar parado não trara muitos benefícios principalmente na fase final. Quem ganha com isso são os outros jogadores e não você.

Quando possuir muitas fichas, se ficar parado não te afetará tanto, então pode jogar de forma mais segura e conservadora, guardando seu melhor jogo para a mesa final. Porém se possuir poucas fichas, ficar parado é uma das piores estratégias que pode escolher. Se possuir uma stack média, ficar parado também não será uma boa ideia, principalmente se faltam 18 jogadores e você está em posições como 9º, 11º, 7º. Não tem nada garantido com essas posições e por isso não deve ficar parado. E quando se mexer utilize a estratégia de manutenção da stack, evitando situações da qual possa ser explorado facilmente. Explore seus adversários e as imagens que eles passam. 

6.   Estratégia para Jogadores com menos de 21 Big Blinds

Estar com poucas fichas é um problema, porém não é uma desculpa para não jogar bem. Imagine que faltam 12 jogadores e você é o 11º. Assim como o jogador em 9º e 10º não devem ficar parados. Como eles são os prováveis que vão cair, se ficarem parados praticamente assinaram sua certidão de óbito. Ficar parado não é uma boa ideia. Quanto menos fichas ter, mais deve arriscar.

Se sua posição é de 12º de 12 jogadores, qualquer posição acima de 12º é lucro. Quanto menos lutar, maiores são as chances de cair em 12º lugar. Como seu foco é as melhores colocações e premiações, então a melhor estratégia com poucas fichas é arriscar.

Agora você quer entrar em FLips, entrar com 33% de chances de vencer. A pior premiação você já tem, então lute para que suba e conquiste uma premiação melhor. Na mesa final é a mesma coisa, se está em sexto lugar garantindo aí, 2 mil dólares e os primeiros lugares pagam cerca de 15 mil dólares, você não tem escolha. Tem que colocar pressão, tem que ir pra cima, mesmo em situações que não seja o favorito para assim tentar conquistar uma colocação melhor. O que vier acima de sexto lugar é lucro.

Um fator que pode e irá afetar sua decisão é a quantidade de jogadores de níveis baixos. Algumas vezes compensará não se mover, mesmo com poucas fichas, pois alguns jogadores podem querer se envolver em uma mão da qual não tem necessidade e assim, poderá subir alguns degraus na premiação. Quanto menos fichas seus adversários possuírem, deve compreender como a estrutura dos Blinds irá afetar a stack deles. Por exemplo, se um jogador tem cerca de 5 Big blinds e você tem 9, é muito mais provável que o cara de 5 caia do que você. A pressão está nele e não em você. Se fosse o contrário, então você estaria sobre pressão, porém como sabe que com poucas fichas deve ir pra cima, então não cometerá o erro de ficar parado.

Jogadores com poucas fichas devem se focar em 3 jogadores:

Ø     Os jogadores com muitas fichas: estes tendem a pagar com maior frequência pelo simples fato de poder tirar o jogador com poucas fichas do jogo. O que é excelente para um jogador com poucas fichas, pois terá a oportunidade de dobrar.

Ø     Jogadores com uma stack média: estes vão evitar confrontos e tendem a jogarem de forma mais conservadora no final. Afinal de contas não querem perder sua vaga na mesa final. Roubar os Blinds, aplicar o resteal são ótimas ideias.

Ø     Jogadores com poucas fichas: assim como você muitos outros jogadores estarão com poucas fichas. Deve colocar pressão nesses jogadores, principalmente para roubar os blinds dele.

Imagine que está no Small Blind com 12 Big Blinds e seu adversário no Big Blin com 10 Big Blinds. Tente empurrar com maior frequência contra este jogador, por dois motivos:

(A)                  Como possuem poucas fichas, raramente vão pagar sem ter uma mão, então colocar pressão nele é uma ótima ideia, independente de quantas fichas nós tenhamos.

(B)                   Até se adaptarem já perderam uns 3 Blinds. Isso quer dizer que até o jogador se adaptar a você (isso se, se adaptar) começará a te pagar com um range mais aberto, o que implica que ele estará arriscando mais. Mesmo que arrisque, quem está com perigo de sair do jogo é ele e não você. Está estratégia tende a funcionar.


É claro que pode falhar nossa estratégia, principalmente se aplicada contra o jogador errado. Por exemplo, se puxar em cima de um jogador que é pagador, tenderá a ser pago com mãos ruins, tanto quanto as que está utilizando para ir de allin. Então não compensará. É melhor utilizar outra estratégia como o Limp Lead, o raise fold ou até mesmo o próprio fold. Contra jogadores mais agressivos entrar de Limp ou dar um raise pode ser o suficiente para eles colocarem todas as fichas no pote, porém muitos deles tendem a largar com maior frequência ao invés de pagar nosso allin e se colocar em risco. 

Entrar de Limp impede muitas vezes que seus adversários possam aplicar o allin diretamente principalmente se possuem de 10 a 25 Big Blinds. Não é de todo ruim em algumas ocasiões entrar de Limp de posição final. 

     
        Dica Bônus: Se foque na premiação e não em suas cartas

Muitos jogadores principalmente iniciantes olham suas mãos e veem uma mão razoavelmente forte como AQ, JJ, TT e não se importam muito em que momento estão. Não se preocupam tanto assim com a premiação. A premiação sempre deve ser o foco. A premiação final é que importa. Isso quer dizer que temos que modificar nossa estratégia para que possamos pegar uma das melhores premiações.

Com poucas fichas não temos muita escolha, devemos ir pra cima, os últimos lugares já é nosso, qualquer coisa que vier acima dessas posições é lucro. Temos poucas fichas temos que modificar nosso jogo para ter uma real chance de conquistar uma das melhores posições.

Com uma stack média, bem não é hora para fazer graça e muito menos ficar entrando em FLips contra jogadores com poucas fichas sem mãos realmente boas para isso. Ter apenas 50% de chances de vencer em um Flip não é uma boa ideia. Sua intenção é ter alguma vantagem que seja justificável arriscar tantas fichas de sua stack. A melhor estratégia para alguém com uma stack média é utilizar a manutenção da stack, colocar pressão nos jogadores com poucas fichas nos momentos adequado e evitar grandes potes sem mãos realmente fortes para isso.

Com muitas fichas terá escolhas, tente pagar allins que não te prejudique tanto assim. Então evite arriscar mais de 25%-35% de sua stack. Coloque pressão nos stacks médios que querem entrar na maior premiação e coloque muita pressão nos jogadores com poucas fichas de forma adequada.

Suas decisões devem ser ‘será que fazer tal jogada neste momento será a melhor jogada em relação a premiação? Será que não é melhor largar essa mão mesmo sendo forte ou será que é melhor colocar ainda mais pressão em meus adversários?’, essas perguntas são importantes e a faremos com frequência. Se concentre na premiação e não em suas cartas. Se concentre nas fraquezas de seus adversários, se concentre nas oportunidades que eles oferecem.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: 6 Dicas para jogar super bem a fase Final Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli