Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 21 de junho de 2015

Compreendendo o que são Ranges (Leque de Mãos) - Fase Inicial




Quando sentamos na mesa de poker, temos um estilo de jogo mais seguro. Isso quer dizer que enquanto sabemos muito pouco sobre nossos adversários, é melhor observa-los primeiro para depois se adaptar a eles e utilizar uma contra estratégia.

Hoje falarei sobre Ranges e não como se adaptar a seus adversários ou utilizar uma contra estratégia. Iremos te ajudar a ter um Range de mãos que seja bom no inicio de STG e MTT.

Como é iniciante o importante é começar jogador nos MTT e STG regulares. Isso mesmo, com cerca de 10 Minutos para mudar os Blinds. Não tem problema se for maior.

A estratégia de inicio de MTT e STG é bem simples, porém para jogar a fase intermediária necessitaria de compreender a manutenção da stack, estilos de jogadores e como tirar vantagem desses jogadores. Outro ponto importante é que pode utilizar essa estratégia em uma mesa com várias jogadores, porém deve fazer adaptações adequadas aos ranges, já que STG, MTT são diferentes de Cash game.

Dito isto, vamos iniciar.

Mesa com 9 jogadores

Por muito tempo demorei para decorar esses ranges, mas depois que decoramos tudo fica mais fácil. Enquanto não decoramos, parece que a coisa não vai pra frente. Lembro que passava horas escrevendo no papel os ranges. Até que um dia não precisei mais deles. A coisa saiu naturalmente.

Vou colocar a posição e o range para aplicar o Open raise. Está estratégia pode ser utilizada também em MTT, assim como para STG regulares.

UTG: TT+/AQs+. Essas são as mãos que abro de UTG em uma mesa com 9 jogadores. Tendo a largar todo o resto. É claro que pode aumentar esse range para ATs+ e AQo, porém é inicio de STG ou MTT, não tem muita necessidade, mas pode ser feito. Não é uma regra geral, pois conforme vai subindo de nível de conhecimento no jogo, irá modificando esse range. Para você ter uma ideia de como esse range pode mudar, eu mesmo em MTT posso abrir com qualquer par, cartas como 56 do mesmo naipe como também 57 do mesmo naipe. Dependendo da mesa que me encontro posso abrir até com qualquer A desde que a outra carta seja do mesmo naipe.

Porém como está iniciando, atenha-se a ter um range seguro. É o melhor que pode fazer neste momento. Outro momento que o range também muda é na fase intermediária, quando os blinds alcançam 50/100 ou 40/80, principalmente se temos menos de 2000 fichas. Nosso range de UTG pode se tornar tão grande que pode ser qualquer duas cartas, é claro que depende de dois fatores:

1. Quem são seus adversários nos Blinds? Ou seja, quanto mais seguros esses jogadores, maior deve ser seu range de open raise de qualquer posição. Se os adversários forem jogadores passivos, agressivos e que defendem muito os Blinds, nosso open raise se torna cada vez menor.

2. A imagem da Mesa. Toda mesa tem uma imagem que depende dos jogadores nela contido. Quanto mais jogadores agressivos, mais agressiva tende a ser a mesa, quanto mais jogadores passivos, mais passiva tende ser a mesa e quanto mais jogadores seguros, mais segura tende a ser a mesa. Nosso range de mãos podem e vai variar de acordo com a imagem da mesa. Uma mesa com a imagem mais segura, implica que podemos ser mais soltos e agressivos, em uma mesa passiva, devemos punir as fraquezas e diminuir nosso range. Em uma mesa com a imagem mais agressiva, então teremos uma imagem mais segura e tentaremos tirar alguma vantagem com ela.

Perceba que dizer que o range de abertura será sempre a mesma coisa, seria estar mentindo pra vocês. Porém é necessário que compreenda, quanto menos souber sobre a imagem da mesa e sobre seus adversários, menos motivos possuirá para jogar como um louco logo de inicio. Com o tempo irá compreender como jogar com qualquer imagem e compreenderá o que quero dizer.

UTG e UTG+1 o range de mãos não muda tanto assim, então pode utilizar o mesmo range para as duas posições.

MP, MP+1 e HJ, essas são as três posições logo em seguida das de UTG. No inicio de MTT e STG, utilizo um range de mãos mais solto, contendo mãos como ATs+/AJo+, pares 77+, e algumas combinações maiores que T, como KQo, KJs+. Do HJ, posso aumentar esse range para JTs+, e aumentar os Ax que jogo como A7s+. Geralmente tomo a linha mais segura e evito jogar com JTs+ e com A7s+, Prefiro jogar com KJs+ e descartar KQo.

CO e BTN, que são as duas posições antes do SB. Como percebeu o range está se abrindo cada vez mais e não será diferente ao jogar do Botão e do Cutoff. Como vimos em MP, nosso range é de ATs+, Ajo+, 77+ e KJs+. Esse é o range que utilizo de posições médias. No Botão e no Cutoff meu range muda e muito, mesmo de inicio de MTT ou STG. Porém, não existe necessidade de ficar roubando os Blinds 5/10 ou 20/40. Por isso pode ter um range mais conservador.

O range que utilizo é basicamente qualquer par (22+), A9s+, e de vez em quando adiciono A2s, A3s, A4s e A5s, isso porque pode acertar as cartas baixas e evito A6s+, A7s+ e A8s+, já que com essas cartas diminui a conexão com o flop. Utilizo 9Ts+, e também jogo com algumas mãos que não sejam do mesmo naipe como, KTo, e QJo. É claro que pode adicionar mãos como T9o entre outras, mas aí é contigo.

Um range bom pra você que está iniciando é JTo+, KJo+, 55+, A9s+ e Ato+. Em meu jogo adiciono mãos como 76s+, porém é necessário saber jogar com elas.

Minha regra geral é, não tem porque ficar entrando de Limp, exceto em ocasiões especiais. Conforme o tempo passar vai compreender que, em alguns casos quando estiver do botão, ou posições finais é melhor entrar de limp que aplicar o raise. Também descobrirá que quando dois ou mais jogadores entram de Limp, entrar de limp com mãos como 22-99, KJs, 76s, 57s, 23s, Axs, Kxs, entre outras mãos, são boas para ver o flop, porém contra apenas um jogador, é melhor isola-lo com essas mãos.

A razão para isso é simples. Pote de Limp não tem dono. Isso quer dizer que aquele que for o primeiro a agredir tende a conquistar o pote para si. Por isso é melhor isolar seu adversário no pré-flop, pois assim ele não terá a opção de ser agressivo e conquistar o pote. Quem estará no controle é você e quem tem o controle, ganhará os potes em cerca de 70% das vezes. Você ganha 20% ou mais, pelo simples fato de ser mais agressivo de forma inteligente.

Para isolar um jogador de Limp, bem pode-se utilizar praticamente qualquer duas cartas desde que saiba o que está fazendo. Porém de inicio de MTT e STG, é melhor ter um range mais seguro, como 88+, AT+ e KQ. Porém não entenda esse range como uma verdade absoluta, isso porque é uma questão relativa. Isso quer dizer que é bom ter um range inicial e compreender este range inicial, porém este mesmo range não será utilizado a partir da fase intermediária da forma como é utilizado na inicial. E também tenderá a mudar conforma sabemos e conhecemos quem são os jogadores em nossa mesa. Utilize o range adequadamente, porém saiba que o range pode modificar-se conforme a necessidade.

Quando estiver no SB, seu open raise pode ser qualquer Ax, K7s+, K9o+, Qualquer BR (2 cartas maiores que T), 56s+, qualquer par, Q8s+. Porém como é inicio, pode diminuir um pouco conforme achar melhor.

Falamos sobre Open Raise, agora vamos falar sobre o range de call em posição no inicio de MTT ou STG.

Aplicando o call pré-flop

Existem muitas razões para pagar pré-flop, principalmente quando não se conhece seus adversários. Quanto mais jogar em posição contra eles, melhor será  sua leitura sobre esses jogadores.

No inicio de MTT e STG um call vai significar na maioria das vezes um par, como 22-99. Como de inicio de MTT e STG os jogadores possuem um open raise mais fechado, ficar dando 3bet com 99 e TT, assim como AQ, pode ser um mal negócio, por isso é melhor pagar com essas mãos.

Se os jogadores entram de Limp e você tem uma mão como 22-99, é melhor dar call e tentar acertar a trinca. Lembre-se quando mais jogadores no pote, maiores são as chances de alguém ter acertado top pair ou dois pares, o que implica se ter uma trinca, conseguirá tirar muito dinheiro desses jogadores.

Porém na fase intermediária em diante a estratégia com pares pequenos mudam, ou aplicaremos a 3bet ou largaremos, exceto em ocasiões especiais quando possuímos muitas fichas e nosso adversário também. Então não tem problemas pagar e ver o Flop.

Como regra geral, se estiver sozinho contra um jogador que entra de Limp, o melhor é isola-lo e ser o agressor. Em FLops com Limp, aquele que agride tende a levar o pote com frequência, o bom de isolar o jogador é que, ele não terá a opção de ser o agressor, exceto se ele for um jogador mais agressivo. Porém na maioria dos casos jogaram de forma passiva e largaram no flop mesmo.

Quando estiver jogando e receber um call, não importa aonde seja, em posição ou fora de posição, significará esses range: 22+, A2s+AQ, BRs, Sc como 76s e 75s. É importante compreender que ao jogar contra um jogador seguro e o mesmo pagar, tenderá a ser mãos como 22+, ATs+ e KJs+. Um jogador passivo tem um range ainda muito maior, podendo ter Kxs, e mãos como T7s ou T7o.

Quanto tomamos uma 3bet

Tomar uma 3bet no inicio de STG ou MTT significará um range menor do que um range de jogadores na fase intermediária ou final. Se a 3bet vier de um jogador passivo ou seguro, muito cuidado. Geralmente o range de 3bet deles se limita a mãos como AQ+ e TT+. Porém alguns possuem um range maior, neste caso terá que aprender a reconhecer os jogadores.

Se esses jogadores estiverem aplicando uma 3bet fora de posição, cuidado. Se você estiver em UTG e tomar uma 3bet de um jogador seguro ou passivo, até mesmo regular do limite, corra. Evite ficar pagando. Pagar te fará largar na maioria dos Flops, então compensa perder menos largando no pré-flop.


Existem alguns jogadores mais soltos, mas basta adaptar o range deles com o nosso. Porém logo de inicio de STG ou MTT, são poucos jogadores que jogam de forma agressiva ou muito agressiva. Principalmente em micro limites. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Compreendendo o que são Ranges (Leque de Mãos) - Fase Inicial Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli