Leitura de Mãos nada mais é do que
sua Habilidade de analisar as informações disponíveis e chegar a alguma
conclusão. Porém temos que compreender algumas coisas antes de continuar:
1. A Qualidade da Informação
Quando você entra em um
supermercado não tem interesse de comprar produtos de má qualidade ou que estão
vencidos. De fato existiria uma denúncia da qual poderia fechar o supermercado.
No poker a qualidade da informação
é muito importante. Quando falamos em qualidade nos referimos ao nível de
conhecimento, observação a qual o jogador possuí. Isso implica que se o jogador
está em um nível básico de conhecimento e observação, não importa a observação
que ele faça, jamais estará no nível ideal ou excelente.
Mesmo que o jogador não esteja em
um nível ideal ou excelente não implica que o mesmo não possa tomar boas
decisões. Um jogador iniciante e com um conhecimento em nível básico, tenderá a
tomar decisões ruins e fracas com maior frequência, do que um jogador
profissional.
Um iniciante tenta acertar o
máximo que pode conseguir, enquanto um profissional faz o máximo para não
cometer erros. De forma simples, o iniciante erra para tentar acertar, enquanto
um profissional acerta com frequência evitando errar.
2. Quantidade de Informação
A qualidade é muito importante,
porém a quantidade também não fica atrás. Quanto maior o número de informação e
que a maioria ou todas as informações possuem o nível mais elevado de
qualidade, melhor será a decisão final. Isso implica que informação sem qualidade,
não importando a quantidade, levará a tomar menos decisões corretas no longo
prazo.
A intenção é, se focar na
qualidade da informação para ser capaz de ir aumentando a quantidade de
informações adquiridas. Assim não perderá a qualidade na informação e ao mesmo
tempo será capaz de observar uma quantidade maior de informação.
Fase Inicial de SNG e MTT
A Fase inicial é um momento muito
importante e utilizar a estratégia adequada nesta fase permitirá ir longe com
maior frequência.
A Leitura na fase inicial é muito
simples, principalmente se não conhecer seus adversários. Caso conheça seus
adversários poderá jogar da melhor forma baseado nas informações que possuir.
Quando não conhecer seus
adversários ou não saber como jogam, a melhor estratégia é jogar de forma
segura, se focando em observar seus adversários. A cada ficha que é colocada na
mesa, uma nova informação surge. Algumas dessas informações vão se repetir
tanto que irá se acostumar rapidamente, outras informações raramente vão
acontecer e será mais difícil decifrar o que está acontecendo. Porém se jogar
sem se focar na informação tenderá a perder oportunidades.
Como dissemos iremos iniciar nosso
jogo de forma segura, observando nossos adversários. Iremos jogar assim até que
os Blinds cheguem em 40/80. Após esse nível de Blinds começaremos a utilizar a
estratégia de Manutenção da Stack que aprenderá na Fase Intermediária. Isso
porque na fase inicial a manutenção da stack não é necessária.
Não apenas você, mas muitos
jogadores tenderam a jogar de forma segura até os Blinds 40/80. Esses são os
mais fáceis de observar, já que se envolvem em poucas mãos. Neste caso pode
utilizar uma cor amarela neles. Outros jogadores tendem a entrar muito de limp
ou a ir de allin logo de inicio com mãos com pouco valor e também farão jogadas
erradas com frequência. Isso quer dizer que se estiver observando seus
adversários atentamente compreenderá qual o estilo de cada um deles e assim a
informação que terá sobre eles, poderá te dar alguma vantagem na fase intermediária
e final, assim como venha a jogar outras vezes contra esse mesmo adversário.
Porém se o iniciante não possuir o
conhecimento adequado, o mesmo tenderá a deixar passar essas informações, sendo
assim terá maiores dificuldades em avaliar seus adversários e em coletar
informação.
A Regra a principio é: Nenhuma
informação é ruim o bastante para ser jogada fora.
É muito importante se focar em
decorar (perceba que utilizei a palavra DECORAR) o mais rápido e breve possível
quais as principais jogadas de jogadores seguros, passivos e agressivos, para
ser capaz de reconhecer esses jogadores com maior facilidade. Principalmente
decorar as jogadas que significam força e fraqueza. Desta forma será capaz de
evitar a força de seus adversários ou tirar vantagem através de alguma
oportunidade, e compreenderá como atacar a fraqueza de seu adversário, desta
forma será capaz de adquirir algumas fichas extras. Sua habilidade em adquirir
fichas e perder fichas é muito importante.
Quanto menos fichas perder, mais
fichas terá. Quanto mais fichas tiver, menos sofrerá com os Blinds subindo.
Ranges (Leque de Mãos)
Bem, você está jogando micro
limites, então existirá uma quantidade de jogadores ruins e passivos, jogando
muitas mãos logo de inicio de SNG ou MTT. O que sem dúvidas facilitará para
saber quem é mais seguro ou não. Porém existe uma tendência dos jogadores
jogarem de forma mais segura logo de inicio, não apenas em relação as mãos que
jogam, mas também no pós-flop. Isso porque não existe muitos motivos para que
eles fiquem arriscando com blefes, principalmente enquanto o pote for pequeno
em comparação as stacks. O que significa que eles tenderam a jogar de forma
agressiva no Flop, Turn e River, quando possuírem mãos para isso e evitaram
jogar de forma agressiva com mãos que erraram o Flop, o turn ou river.
Se a pessoa tem AA, tenderá a ser
agressivo pré-flop, apostará no Flop, no turn e River. Alguns jogadores é claro
são capazes de fazer a Trap, mas de inicio possuem uma tendência de continuar
apostando ao invés de fazer slowplay. Porém se o mesmo adversário tem AK em um
Flop como Q35, alguns jogadores poder apostar neste flop mesmo tendo errado e
outros podem dar check-fold. Os que apostam no Flop quando erram tendem a parar
de apostar no turn, se o turn não ajudar tendem a parar de apostar.
No Inicio de SNG ou MTT vamos
utilizar regras simples e de fácil compreensão.
1. Jogando com pares pequenos
De inicio de MTT ou SNG tenderá a
jogar com pares pequenos. Sua intenção é acertar uma trinca, porém irá errar
praticamente 7 vezes até acertar uma. Vamos supor que alguém abra de UTG, MP ou
BTn e você está nos Blinds com 33. No caso poderia ser qualquer par de 22 até
TT, que a jogada seria a mesma, ou seja, iria pagar para tentar acertar uma
trinca.
Vamos supor que o flop veio Q54,
do qual você erou feio sua trinca. Existe duas jogadas a serem feitas aqui:
(A)
Largar para uma Cbet
(B)
Pagar para ver o que acontece no turn
Devemos optar com maior frequência
pela opção (A) quando não conhecemos nossos adversários, porém quando conhecemos
nossos adversários e sabemos que ele tende a dar check no turn quando faz Cbet
no flop quando não tem nada, então se torna correto pagar no Flop e tomar a
iniciativa no turn. Porém se sabemos que o adversário aposta com frequência no
turn, então a melhor jogada será a opção (A).
Vamos supor que o flop traga Q34.
Desta vez acertamos uma trinca. Temos algumas escolhas:
(A)
Pagar.
(B)
Aplicar o raise
Aplicar o raise compensa quando se
sabe que seu adversário não irá largar alguma Q que possa ter. Isso quer dizer
que se der raise neste tipo de Flop seu adversário tenderá a largar com maior
frequência, o que implica que a opção (A) é a melhor escolha. Se o Flop fosse
algo como JT3, agora com uma trinca a opção (B) se torna a melhor jogada já que
seu adversário pode pagar com J acreditando que estamos em um draw ou algo do
tipo, assim como ele pode continuar na mão com QQ, KK e AA. Se ele tiver
algumas dessas mãos, então fique feliz, pois em micro limites eles tendem a
entregar o máximo de fichas.
Em outras palavras, quanto menor o
flop, principalmente quando tiver uma trinca, a tendência é que seus
adversários em micro limites percam muitas fichas com mãos fortes. Por exemplo,
o flop trouxe, 237 e você tem uma trinca de 3. Seu adversário não irá largar
mãos como A7, 88 até AA. Suas chances de tirar todas as fichas de seu
adversário é muito maior.
Os piores Flops que podem aparecer
são aqueles que possuem duas cartas maiores que 9. Estes são os piores Flops
para pares pequenos.
Pares pequenos de inicio de SNG ou
MTT, preferirá por jogar através do call. Em algumas ocasiões poderá dar 3bet
para ser o agressor e tentar ganhar o pote. Porém está jogada é viável a partir
da fase intermediária, da qual pagar pela trinca será algo matematicamente mais
complicado de se fazer. A razão é bem simples, no inicio todos possuem muitas
fichas comparadas ao nível dos Blinds. Começamos com cerca de 1500 fichas e os
blinds estão em 5/10. Cada jogador começa com cerca de 150 Big Blinds, o que é
bem diferente quando nos encontramos na fase intermediária da qual os blinds
estão entre 80/40 e 200/100, dos quais os jogadores possuem 10 Big Blinds, 25
Big Blinds, 35 Big Blinds com maior frequência. Ou seja, eles não possuem
fichas o suficiente para que fiquemos pagando com pares tentando acertar a
trinca. Se eles possuírem mais de 35 Big Blinds então tudo bem, porém se
possuírem menos é melhor aplicar a 3bet do que pagar com a intenção de apenas
ver o Flop.
No inicio não tem tanto problema
de perder algumas fichas com pares pequenos, porém a partir da Fase
intermediária a melhor jogada a se fazer com os pares é aplicar a 3bet, porém
deve-se aplicar a 3bet contra jogadores que tendem a largarem pré-flop, que
paguem com maior frequência e larguem no Flop ou Turn para uma segunda aposta.
Jogadores seguros tendem a ter um range pequeno o que implica na forma como
faremos a 3bet.
A Regra é Simples, errou a trinca
ótimo, pode largar sua mão. Se o jogador tender a largar no turn, então pagar
no Flop e apostar no turn se torna uma excelente jogada.
2. Cartas do mesmo naipe
Irei falar sobre cartas do mesmo
naipe menores que J. Isso porque jogar com cartas do mesmo naipe sendo cartas
maiores que 9, necessita de maior cuidado.
As cartas do mesmo naipe menores
que J, como T9s, T8s, 56s, 46s, 78s, são boas para ver o Flop e tentar acertar
alguma coisa boa neles, como algum draw de 2 pontas ou o próprio Flush Draw. A
intenção é acertar um Combo draw (acertar o par mais o Flush draw ou chance de
sequência) , o que nos permitirá continuar no pote mesmo que nosso adversário
aposte forte.
Como nossas cartas raramente
possuíram valor de showdown (mostrar as cartas no river) tendermos a larga-las.
Um 76s por exemplo, quando erra o Flop, não nos oferece chance de call ou
chances de ganhar no river. Estamos perdendo praticamente para todas as mãos de
nossos adversários. Largar é a melhor jogada. Caso acerte um par, bem então
deve seguir a rotina da Regra 1 baseada a jogar com pares pequenos tentando
acertar a trinca. Como segue o mesmo raciocínio não precisarei explicar novamente.
Como temos muitas fichas
comparadas com o tamanho do pote, perseguir nossos draws não é de todo ruim,
porém não fique colocando fichas desnecessárias no pote, principalmente se
possuir algum draw fraco como a broca ou pegar a parte de baixo de uma
sequência.
3. Cartas do mesmo naipe maiores que 9
Essas cartas maiores que 9
chamaremos de BR (Brodaway abreviação), essas são as piores cartas para se
jogar. É com essas cartas que os iniciantes sofrem e tendem a perder muitas
fichas logo de inicio. Contra jogadores que abrem de UTG, dependendo da imagem
deles, largue essas BR com frequência. É claro que pagar para ver o Flop não é
de todo ruim, principalmente com JT do mesmo naipe ou KQ do mesmo naipe, porém
tenha cuidado ao jogar o pós flop quando conseguir um top pair no Flop.
Imagine que você tenha QJ do mesmo
naipe e pague uma aposta de um jogador ao qual não tem qualquer informação que
está em UTG. O range que colocamos para esse jogador é ATs, AJs, AQs, AKs, 99,
TT, JJ, QQ, KK, AA, KQs, AKo, AQo, e Ajo. Comparando nosso mão (QJs) com a mão
de nosso adversário, ou prováveis mãos de nosso adversário, estamos muito
atrás. Mãos como 76 do mesmo naipe possuí melhores chances do que QJ do mesmo
naipe.
O FLop Traz J73. Acertamos top
pair, mas vamos fazer algumas contas, AJ, JJ, QQ, KK, AA, continuaram a
apostar, mãos como TT, 99, AK, AQ podem dar check agora ou no turn. Porém se
espera que neste Flop nosso adversário aposte todo o range (leque de mãos).
Nosso top pair é bom o suficiente para pagar uma aposta, porém raramente se dá
bem contra uma segunda ou terceira aposta. Principalmente se essas apostas
forem no inicio do SNG e MTT.
Para tomar a decisão de pagar ou
não no flop, me baseio exclusivamente no que meu adversário fará no turn. Se eu
sei que aposta com frequência no turn, então largarei minha mão no Flop, mesmo
sendo top pair. O que é uma forma inteligente de evitar perder fichas. Porém se
eu sei que meu adversário tende dar check no turn, então pagarei no flop com
maior frequência e avaliarei a minha situação no river.
Tenderemos a jogar com maior
cautela com essas mãos, principalmente sem ter informação de nossos
adversários. Algo muito importante de compreender é que, jogadores em nível 1 e
2, possuem dificuldades em avaliar o range de seus adversários, porém para
jogadores de níveis 3 e 4, se torna óbvio que você está fazendo, ou seja, está
jogando de forma agressiva, aumentando o pote com mãos fracas, largando mãos
ruins e jogando com cautela mãos de médio valor. Quando enfrentar um jogador de
nível 3 e 4, deve fazer de tudo para engana-lo, ou seja, utilizar a informação
que ele possuí de nós contra ele. Se ele pensar que estamos jogando por valor,
então será quando estaremos com mãos fortes, assim ele fará jogadas da qual
perderá fichas ao invés de ganha-las. Também poderá demonstrar força com mãos
fracas (blefes) e demonstrará fraqueza quando estiver forte. Esse tipo de
jogada é adequada quando se tem várias mãos jogadas contra seus adversários ou
que se sabe que eles estão em um nível superior ao seu.
Se acertar um Draw pode jogar da
forma como explicamos na Regra (2), porém ao acertar top pair com mãos de BR,
evite pagar duas apostas seguidas em micro limites no inicio de MTT ou SNG.
4. Jogando com Ax do mesmo naipe
Existem três níveis de Ax, temos o
Ax, baixo ou seja, A2, A3, A4 e A5. Os Ax altos como , AT, AJ, AQ, AK e os Ax
médios como A6, A7, A8, A9.
Quando jogo com Ax, tento evitar
os Ax médios. Isso porque eles somente me oferecem a chance de acertar um draw
para Flush e não para sequência. Para piorar são mãos das quais quando os
iniciantes acertam um Top pair como ter A7 e acerta o 7 no Flop 743, não dá pra
saber aonde estamos e neste caso teremos que jogar com cautela como no ponto
(3), e mesmo que acertemos o A no Flop, temos um 7 de kicker que é muito ruim,
o que também implica que não sabemos aonde estamos na mão e teremos que jogar
que nem no ponto (3). Ax médios se tornam mãos bem complicadas de serem
jogadas. Porém não significa que deve evitar jogar com essas mãos. Honestamente
prefiro o Fold, mas não custa muito para ver o Flop principalmente com mais de
dois jogadores no pote. Sua intenção ao jogar com Ax é em sempre manter um pote
pequeno, até sua mão se tornar uma mão muito forte.
Prefiro jogar com Ax pequenos,
como A2, A3, A4 e A5, principalmente se forem do mesmo naipe, pois me oferece
reais chances quando o flop vier baixo. É claro que quando acertamos um par é
uma situação bem mais complica que Ax médios, porém tenho a chance de acertar
um Flush Draw, straight draw e ainda ter
o A para acompanhar. Naturalmente os Ax baixos possuem melhor equidade que os
Ax médios, mesmo que seja pouca, algo menor que 5%, mas já é algo a se
considerar.
Os Axs altos são mãos mais fortes,
pelo simples fato de possuírem um kicker razoável, descente ou muito bom. Além
também de poder acertar a parte alta do Flop, o que sem dúvidas é muito bom.
Como regra geral, não é necessário
jogar de forma muito agressiva de inicio de MTT ou SNG com mãos como AK, AQ,
exceto contra jogadores de posições finais. Se um jogador que não sabemos seu
estilo de jogo abre um open raise de UTG ou MP, prefiro pagar com AK e AQ do
que aplicar o raise. Porém se o mesmo jogador ao qual não tenho informação
abrir do Cutoff ou Botão tenderei a aplicar a 3bet com frequência com até Ato.
Mesmo que os Ax altos sejam mais
fortes, eles servem para pagar até duas apostas, porém raramente se dão bem
contra um raise no turn, um re-raise no Flop ou uma terceira aposta no river.
Mesmo que tenha top pair e um bom kicker deve saber o quanto seu top pair
aguenta e normalmente ele não aguentará 3 apostas seguidas ou um raise no turn,
no inicio de MTT ou SNG.
Conclusão
Seguindo essas simples regras de
inicio de torneio garanto-lhes que conquistaram alguma vantagem e conseguiram
passar pela fase inicial com um nível excelente de jogo. Porém o objetivo
central da fase inicial é OBSERVAR SEUS ADVERSÁRIOS e jogar de forma segura,
principalmente se não conhece muito ou nada sobre seus adversários.
Na Semana 2 aprenderá o que
significa fraqueza e força em micro limites e assim compreenderá melhor como
tirar alguma vantagem de seus adversários ou a evitar situações da qual
perderia fichas.
Boa sorte e bom jogo.
Atenciosamente Gabriel Melo.
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