No poker é muito comum diversas pessoas afirmarem que você deve ter uma determinada porcentagem de Cbet. É claro que eles não estão completamente certos, pois no poker nem sempre será como a pessoa de fato está dizendo.
Para fazer uma Cbet (aposta de continuação utilizada no Flop) é necessário levar em consideração alguns fatores, tais como:
Ø Sua imagem.
Ø A imagem do adversário.
Ø Tipo de Flop.
Ø Seu range.
Ø Metagema.
Ø Estratégia.
Mesmo que você diga que não utiliza todos eles, não se preocupe, seu inconsciente avalia essas questões baseado no conhecimento que você tem.
Muitos jogadores tendem a jogar de forma bem óbvia. Eles aprendem logo cedo que um Flop com K92, A83, Q72, 774, são ótimos Flops para apostarem. Tudo bem, o motivo de chegarem a essa conclusão é que na média a longo prazo, apostar neste tipo de flop fará seus adversários largarem a mão se não tiverem um K por exemplo em um flop de K92.
Eles aprendem está jogada, e ela é muito boa, porém se não levamos em consideração o nível de jogo de nosso adversário, seremos facilmente explorados por jogadores em níveis superiores, porém teremos vantagem somente contra jogadores em micro limites, já que é em micro limites que os jogadores tendem a pagar quanto possuem uma mão e a largar quando não possuem.
Isto torna o jogo óbvio, porém, esses jogadores pensam que em níveis superiores vai continuar a ser a mesma coisa, porém eles são explorados facilmente quando alguém aplica o call no flop ou aplica o re-raise. Como eles aprenderam que quando apostam em um Flop seco e alguém paga é porque tem no mínimo o K, e como consequência tendem a pararem de apostar e a desistir do pote. Outros jogadores compreendem que em níveis superiores é comum e normal os adversários pagarem neste tipo de board com qualquer coisa ou a darem raise com qualquer coisa que tenham em seu range, ao saberem disso, eles sabem que quando são pagos neste tipo de flop não significa que o vilão tenha o K. Ao saber disso mudam seu jogo e estratégia.
Se você sempre fizer a Cbet baseada no tipo de Flop, então conseguirá extrair muito valor de jogadores em níveis iniciais, porém irá falhar contra jogadores em níveis superiores ao seu.
Baseando-se nesta estratégia, podemos vencer em micro limites jogando de forma simples, mas devemos mudar nossa estratégia conforme formos subindo de nível. Se subir de nível sem a compreensão adequada e principalmente sem a compreensão sobre as mudanças que deve fazer em seu jogo para competir em níveis elevados, você será a pessoa fraca naquele momento.
Vamos começar de forma simples com alguns exemplos.
1. Você não sabe quem é seu adversário
Algo muito comum no poker é jogar contra jogadores que nunca jogamos anteriormente. Para termos vantagens contra eles, devemos ter em nossa estratégia um pré-requisito de teste. Jamais sente em uma mesa e acredite que o cara é um bom jogador ou não. Verifique através da forma que joga, das mãos que mostra. Em minha opinião o teste com frequência.
Dê raise no flop, no turn ou no river. Tome a iniciativa e veja como ele reage. Perceba que se não o fizer reagir e mostrar onde ele é forte e onde é fraco, não conseguirá ter uma vantagem sobre seu oponente. É claro que está estratégia é excelente em Cash Game e Heads Up, porém não deixa de ser importante em STG e MTT. Se souber como seu oponente jogar e do que ele é capaz, então saberá o que fazer para conquistar alguma vantagem.
Saber quem é seu oponente é muito importante. No geral, enquanto não sabemos quem é nosso oponente, podemos utilizar um padrão de Cbet. Iremos aplicar a Cbet 70% das vezes. Assim que tivermos coletado informação o suficiente, podemos aumentar ou diminuir a quantidade de vezes que aplicamos a Cbet.
2. Descobrimos quem é nosso oponente
Este é o ponto mais importante em relação a sua estratégia de jogo: saber quem é seu oponente.
Quando sabemos quem é e como nosso oponente está jogando podemos ter uma ideia melhor do que fazer e como fazer.
Se descobriu que seu oponente é um jogador seguro de nível 1 (conhecidos como jogadores seguros fracos), irá querer fazer a Cbet 100% das vezes. Existem algumas razões:
a) Eles raramente aplicam o check-raise ou raise.
b) Eles largam se erram o flop e continuam se possuem alguma coisa.
c) Tendem a procurar motivos para largar, então se aparecer cartas no turn e river que os assuste, tendem a largar a mão.
Esses três motivos são mais do que o suficiente para compreender que contra jogadores seguros fracos, iremos fazer uma Cbet praticamente 100% das vezes que iremos levar o pote na maioria das vezes.
Se nosso adversário é um jogador capaz de aplicar o check-raise, principalmente se for um jogador mais ativo e agressivo, então aplicar a Cbet contra ele será algo que devemos tomar um maior cuidado e principalmente preparar nossa contra estratégia.
Devemos diminuir a frequência da qual aplicamos a Cbet nesses jogadores, e começaremos a aplicar mais a trap, já que eles tendem a apostar por nós. O bom desses jogadores é que nos permite conhece-los mais rapidamente, desta forma podermos nos adaptar ao estilo de jogo dele e assim poderemos o derrotar.
Jogadores que pagam muito são interessantes. Se eles estão em um nível de jogo básico, então eles podem pagar com qualquer coisa e o mais importante, como veem o jogo de forma óbvia, eles não percebem que quando você aposta contra eles é porque tem uma mão de bom valor e quer tirar o máximo de sua mão e quando aplica o check está com uma mão mediana a fraca. Como eles não percebem isso, então estamos utilizando uma estratégia que é lucrativa contra ele.
Porém, conforme subimos de nível, também encontramos jogadores em níveis superiores de jogo. Eles sabem jogar e oferecem maior resistência. Conhecem a importância da Cbet, sabem utilizar diversas contra estratégias. Utilizam o Float, e também utilizam estratégias que serve como antidoto ao Float.
Em níveis superiores o jogo muda, agora o que importa é compreender o que seu adversário sabe e o quanto ele sabe.
Diferentemente dos níveis básicos, no qual bastava jogar de forma óbvia que conseguirá se sair melhor que seus adversários, em níveis superiores se não mudar sua estratégia de jogo, você será a presa fácil.
Vamos supor que seu oponente é um jogador que sabe que as pessoas tendem a apostar em determinados Flops com maior frequência do que em outras flops. Então a contra estratégia que a pessoa irá utilizar, será baseada no Float ou no raise. Isso é o suficiente para parar jogadores de nível 2. Porém, não é o suficiente contra jogadores de nível 3 ou maior.
Neste caso, o jogador não teria que se preocupar somente em fazer o float, teria que se preocupar na capacidade de seu adversário te tirar da mão utilizando uma contra estratégia em seu Float.
Acredito que neste exemplo deu pra compreender um pouco mais sobre a questão da Cbet. Em níveis básicos de jogo, nossos adversários jogam de forma óbvia, como consequência se utilizarmos uma estratégia que explore o jogo básico, sairemos vencedores em micro limites. Porém, a mesma estratégia utilizada em micro limites falhará contra limites superiores.
A razão é bem simples, pessoas em níveis superiores passaram pelos níveis inferiores, então eles conhecem as manhas, os porque e principalmente compreendem como os jogadores em níveis inferiores jogam. Se você quiser subir de nível, terá que ir muito além de uma estratégia vencedora em micro limites.
0 comentários:
Postar um comentário