Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Leitura de mãos - A Arte de Jogar com Top Pair


            É muito comum jogarmos com top pair, porém existe algumas coisas que devemos levar em consideração.
            Este exemplo aconteceu na Mesa Final do Wsop Main Event de 2014 com 3 jogadores restantes.
            Van abre do Sb com J6 de copas com 91 milhões de fichas. Os blinds estão em 600K/1,2M com ante de 200K. Jacobson no BB completa com A9 de ouros.
            Flop 6KA com uma carta de copas e uma de ouro. Pote em 5,8M
            Van decidi aplicar uma Cbet para 4,8M. Como ele tem um par, e está em uma guerra dos Blids é muito provável que seu par esteja na frente. Como neste tipo de situação o jogador tende a aplicar o check-call com frequência, então também pode-se tomar a iniciativa.
            Neste ponto, não existe uma preocupação por parte de Van em se preocupar com seu oponente aplicando um raise. O oponente irá aplicar um raise com 2 pares ou melhores. Raramente os adversários vão aplicar um raise com Top pair, não faz sentido. Ao meu ver, é incorreto criar um grande pote e perder, já que ao aplicar um raise somente mãos que vencem o A vão pagar, é claro que existe a questão do metagame porém o vilão somente pagaria com uma mão como 6 ou K se soubesse que seu adversário é capaz de aplicar um raise por blefe nesta situação.
            A intenção neste flop é pagar em posição e ver o que o adversário fará no turn. Jacobson paga os 4.8M.
            Turn K de copas. Pote em 15,4M.
            Flush Draw e um par para Van. Ele sabe que após ser pago no Flop não acredita mais que seu par de 6 é bom, já que quem paga neste flop são A, K e em alguns casos 77-99. Está é uma situação complicada pois a mão é forte então se ele quiser poderia apostar, da mesma forma quer deixar o pote pequeno e ver o que aparece no river. Em ambos os casos é uma situação complicada. Van prefere dar check e ver o que Jacobson irá fazer.
            Segundo Esfandiari Comentarista, a melhor opção para Jacbson é aplicar o Check behind. O K não é a melhor carta para JAcobson , se ele apostar aqui e tomar um raise estará em uma posição muito complicada. São poucas mãos inferiores ao A que pagaria uma aposta neste spot e dando check o vilão pode optar por tentar blefar o pote no river, já que o vilãoprovavelmente, não daria check com o K.
            Jacobson aposta 9 Milhões, está pensando que tem a melhor mão, porém é uma aposta que não será paga por mãos piores como A7 ou A8. Pessoalmente não gosto da aposta e prefiro dar o check por trás e ver o que acontece no river. Van Larga.
Exemplo 2
            Estava jogando um MTT de 1,10 no poker star e recebi AJ de MP+1, os blinds em 150/300 e estava com 9 000 fichas. Abro 2,22xBB e o Big BLind que era um jogador seguro pagou.
            O Flop trouxe J93. Um Flop muito bom para AJ. Ele dá check e é claro que Aplico uma Cbet. Essa Cbet tem a intenção de ser paga por J piores como JK, JQ, JT, J8, assim como QT, KT, T8, também posso ser pago por TT. Não espero que um jogador seguro me pague aqui com 88-44.
Porém, ao invés de ser pago, o jogador seguro aplica um raise em minha aposta no flop. Fiquei preocupado já que são poucas mãos que um jogador seguro pode e irá fazer raise no Flop. Na maioria das vezes ele pagará com Top pair já se ele souber a teoria saberá que uma Cbet nem sempre significa mãos fortes. Então, se ele tiver um Jx, é correto ele somente pagar.
            Para vocês terem uma ideia na hora nem pensei no range deste jogador seguro. Simplesmente vi AJ como uma mão muito forte, porém contra raise de um jogador seguro tenho que desconfiar. Acredito que somente dois tipos de mãos jogador seguro aplicaria o raise, algum Draw, algum Combo Draw ou Algo melhor que top pair ou um Top pair Forte.
            Decidi pagar. O Turn traz outra carta irrelevante, um 4. E o jogador seguro aposta metade do pote. Tudo está indicando que estou enfrentando uma mão forte. Se fosse um jogador agressivo saberia que existe uma boa chance de meu Aj estar na frente, porém, contra tudo o que aprendi decidi pagar pela segunda vez.
            Duas apostas seguidas de um jogador seguro tende a ser mãos realmente fortes. O pote estava alto e minha stack um pouco menor que o pote, então o vilão aplica Allin no river do qual bate uma Q.
            Pensei um pouco e ignorando todos os indicadores de força de meu adversário, fui lá e paguei com meu AJ para ver que o vilão tinha KK.
            O bacana desta jogada é que cai em uma das minhas jogadas preferidas que é pagar ao invés de dar 3bet com mãos fortes estando fora de posição. Porém, não sou fã de aplicar o check-raise já que impeço que meu adversário continua com mãos inferiores ao Jx. Se eu fosse o jogador Seguro daria check-call flop do qual ele dará uma segunda aposta no turn e então poderia aplicar o check-raise ou check-call e ver o river.
            O jogador seguro não se preocupou que a carta do river foi uma Q, já que a maneira que joguei poderia significar mãos como KT ou T8, assim como Jx ou melhor.
            Como joguei errado e esqueci de algumas regras nesta mão contra jogadores seguros paguei o preço.
            Algumas dicas contra jogadores seguros:
            1. Se ele apostar no flop e turn, na maioria das vezes estará segurando no mínimo Top pair.
            2. Se ele der check no turn significa um Top pair fraco, uma mão como QQ em Kxx, ou quem sabe algum draw ou até mesmo está desistindo do Pote já que fez Cbet com AK em Qxx ou menor.
            3. Raramente aplicam o raise por blefe ou por semi blefe.
Esses indicadores de força devem estar em sua cabeça principalmente contra um jogador seguro.
            Jogador passivo - Inicio de torneio
            Jogadores passivos em inicio de torneio possuem um jogo de demonstração de força muito parecido com jogadores seguros. A diferença é que jogadores seguros são mais seletivos nas mãos que jogam e tendem a jogar de maneira agressiva quando possuem mãos fortes e de maneira passiva quando não possuem mãos fortes. Um jogador passivo além de ter um range de mãos enorme, tende a jogar de forma passiva, apenas pagando. Porém quando aplica 3bet tende a ser uma aposta pequena para induzir o call já que o mesmo tem uma mão de valor como AJ+/99+. Jogadores passivos tendem a pagar com frequência enquanto um jogador seguro tende a pagar se tiver algo de valor para isso.
            Está mão ocorreu em um STG de 0,25, onde o UTG tinha 2000 fichas, blinds 10/30 e ele entrou de limp. Tinha AJ de copas e 1500 fichas em minha stack, resolvi aplicar uma isolação do Limper. Aumentei para 120, todos fugiram antes do vilão que apenas pagou.
O Flop foi maravilhoso trazendo meu J e duas cartas baixas. Faço uma Cbet normal e o vilão aplica um check-raise. Sem pensar muito, ignorando o principio de se jogar com top pair, fui lá e apliquei um Allin. O vilão nem piscou e pagou na hora com KK. Por sorte bateu o A no turn e ganhei o pote.
            O que podemos tirar de lição das mãos acima?
            1. Top pair é uma mão forte porém você não quer ficar aplicando raise quando possuir um Top pair. Existem casos em que aplicar um raise com Top pair em um Board bom pra isso como Kxx, pode fazer o vilão pensar que está blefando o pote e te pagar com mãos piores. Como regra geral preferirá apenas pagar uma Cbet com Top pair do que aplicar raise. Se aplicar raise, deve faze-lo com outras mãos para mesclar seu range de call e raise, caso contrário assim como nos exemplos dos quais sabemos que os adversários somente virá pra cima com mãos fortes, podemos facilmente largar top pair para muita ação.
            2. Devemos sempre pensar: Será que meu adversário pagaria com mãos piores quando eu apostar?
Essa pergunta é muito importante pois, se você sabe que se apostar não será pago por mãos piores então deve dar check. Se souber que pode ser pago por mãos piores então deve apostar.
            3. Esses flops acima eram flops difíceis de haver muita conexão entre as cartas, podemos concluir nesta questão que quando jogadores passivos e seguros aplicam o raise ou check-raise nessas situações é porque seguram no mínimo top pair.
Em Flops como QJx por exemplo tende a ser bem mais complicado largar AQ, já que o range do vilão é grande para aplicar Cbet aqui. Em alguns casos podemos ir de allin quando o flop possuir muita conexão. Mesmo assim aconselho a ir devagar. Em muitos casos apenas pagar e depois tomar as decisões no Turn e River.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Leitura de mãos - A Arte de Jogar com Top Pair Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli