Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Jogadores em Nível 2 e 3 – Exemplo de punição a fraqueza


Este exemplo acontece conosco com frequência, e a razão deste exemplo ser em nível 2 e 3 é porque em nível 1 jogadores passivos e seguros não fazem essa jogada por blefe.

Estamos em LP, para o bem deste exemplo ambos os jogadores possuem mais de 100 BBs, porém não precisamos saber as cartas. O jogador de Nível 2 e 3 paga nos Blinds. O vilão da check no Flop e é nossa vez de apostar, porém damos check.

Então o vilão aposta no Turn e decidimos pagar. O Vilão faz uma aposta de 2/3 do pote no River e temos uma decisão difícil a tomar.

 Essa é uma jogada comum, porém eficaz contra jogadores de Nível 2, 3 e 1.

Existem três formas de combater esse problema:

1.                      Fazer a Cbet contra jogadores de Nível 2 e 3. O que irá impedir que ele aposte no Turn nos punindo por dar check no Flop ou podemos fazer o check no Flop com uma boa mãe sabendo que o vilão é capaz de fazer essa jogada de punir nossa fraqueza.

2.                      Dar raise no turn.

3.                      Aplicar um raise no River.

Se não quiser que seu adversário puna suas fraquezas, então deve aplicar com frequência a Cbet no flop. Isso diminui a quantidade de vezes que seu adversário tentará punir suas fraquezas.

No segundo ponto tende a funcionar muito bem contra jogadores de Nível 2, porém tende a falhar com maior frequência contra jogadores de Nível 3. Eis a razão: Jogadores de Nível 3 possuem maior profundidade de leitura de mãos do que de jogadores de nível 2. Se um jogador de Nível 2 toma uma raise no Turn, como na cabeça dele raise no turn significa mãos fortes, eles tendem a largar já que na Leitura deles, não faríamos tal jogada por blefe.

Porém, um jogador de Nível 3 iria pensar um passo além. Ele sabe que mãos de valor como um Top pair kicker médio ou forte dariam call na grande esmagadora das vezes. Eles sabem também que somente se o vilão tiver uma trinca ou dois pares, ou a carta do turn o ajudou muito bem, nestas condições o vilão vai apostar ou dar raise. Então na mente de um jogador de Nível 3 ou o jogador tem um Blefe / Semi-Blefe ou tem uma mão muito forte como trincas e dois pares, como consequência eles são capazes de aplicar um novo raise. A razão é que se o vilão tivesse um overpair, dois pares ou trinca no flop ele teria feito uma Cbet, a não ser que a carta do Turn tenha transformado a mão do vilão em uma trinca ou 2 pares, o vilão não tem uma trinca ou dois pares. Isso quer dizer que a maioria do range do adversário para dar um raise no Turn contêm blefes e semi-blefes e poucas mãos fortes. Por isso dar um raise no raise do vilão no turn é eficiente.

Porém, um jogador que sabe desta jogada não a aplicara contra um jogador de Nível 1. Isso seria suicídio, já que jogadores de nível 1 somente apostam ou dão raise quando possuem uma mão decente ou forte o suficiente para isso. Porém, jogadores de nível 2 ainda possuem dificuldade em fazer um raise no turn por blefe. Vemos essa atitude em jogadores subindo do nível 2 para o 3 e nos jogadores de nível 3 e 4.

Portanto aplicar um raise no turn contra jogadores de Nível 3 ou maior pode não ser uma jogada tão eficiente. Porém, existe a terceira opção e está é muito eficiente.

A primeira opção ainda é a melhor das três pois evita muitos problemas. Na opção 3, a ideia é pagar no Turn, esperar ele apostar novamente no River e aplicar um raise de no mínimo 2,5x até 4x a aposta do vilão no river.

Jogadores de nível 2, tendem a largar, já que para eles um raise no river significa força. Porém contra um jogador de nível 3 o pensamento é mais profundo. Ele irá começar a questionar o que levou o vilão a pagar no Turn e que faria um raise no river.

Aplicar o raise no River confunde muito mais do que aplicar o raise no Turn. Agora ele tem que levar em consideração que de alguma forma nossa mão conectou com algo, permitiu que o vilão apostasse duas vezes seguidas para depois então aplicar o raise. Para um jogador de nível 3 esse raise no river vai significar força e irá passar com frequência baseando-se no spot e na mão do vilão. Se ele tiver um blefe, largará na hora porém se ele possuir uma mão de valor, dependendo do Board ele poderá aplicar um call. Neste caso, ele está te colocando como uma pessoa de Nível 2 ou 3, já que pessoas de nível 1 não blefam.

Se ele largar, isso não quer dizer que ele está te colocando como uma pessoa de nível 1.

Das três opções a mais simples forma de evitar que seu adversário puna sua fraqueza é fazendo uma Cbet contra jogadores que são capazes de punir fraquezas. Eles são aqueles que se encontram no nível 2, 3 e 4. Jogadores de nível 1 raramente ou quase nunca blefam.

Das três opções a segunda funciona muito bem contra jogadores de nível 2, porém não funciona tão bem contra jogadores de Nível 3. A opção número 3 funciona de forma eficaz contra jogadores de Nível 2 e na maioria das vezes funciona muito bem contra jogadores de nível 3 e 4.

Em micro limites raramente encontrará um jogador de Nível 3 e 4. Jogadores de Nível 3 são encontrados em MTT de 2,20 ou maior, porém eles estão em transição podendo ser jogadores de Nível 2 que estão subindo para o nível 3 ou jogadores que já estão no nível 3, porém estão subindo para o nível 4. Acredito que em MTT de 3,30 até 15,00, encontramos uma enorme porcentagem de jogadores no nível 3 de jogo.





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Ola Gabriel, tudo bom? Sou leitor aqui do poquer sem segredos e tambem sou um de seus inscritos no canal. Sobre esse seu artigo, eu tenho duas questoes; A primeira seria em questao a jogadores de nivel 1 em SNG, voce acha que ate quantos dolares eles jogam? E nos mtt, eu jogo muitos de 3,30 4,40 2,20 e nao costumo a achar tantos jogadores de nivel 3, mas tambem nao chego com frequencia nas mesas finais. Voce acredita mesmo que tenha muitos jogadores de nivel 3 nesses buy in? Obrigado mais uma vez Gabriel,e sucesso!

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Jogadores em Nível 2 e 3 – Exemplo de punição a fraqueza Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli