Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Jogando Várias Mesas Simultaneamente


Olá, me Chamo Gabriel Melo e sou o responsável pelo projeto de poker chamado Projeto Micro Limites, ao qual ajuda iniciantes a conquistarem sua banca e também ajudando em relação a conhecimento.

Muitas pessoas, principalmente os iniciantes possuem uma maior dificuldade para jogar diversas mesas ao mesmo tempo. Isso é normal e comum. Meu intuito hoje é lhe ajudar a adquirir o conhecimento certo para poder jogar diversas mesas ao mesmo tempo.

Hoje eu jogo tranquilamente 35 mesas de uma vez, mas nem sempre foi assim. Existem diversos processos que lhe auxiliam a abrir tantas mesas. Por enquanto vamos analisar os prós e contra de jogar muitas mesas.

Existe uma pequena discussão sobre questões de abrir muitas mesas, na maioria das vezes não passará de mito:

Ø    João diz: Pessoas abrem muitas mesas por causa da variância.
Ø    Fernando diz: Jogar muitas mesas é ruim pois não presta atenção aos detalhes.
Ø    Tabatá diz: Você não precisa jogar várias mesas, jogue quanto tu achar melhor.

Existem muitas outras justificativas para as pessoas não abrirem mais mesas. Como cada pessoa tem seus motivos pessoais, então cada um irá jogar de acordo com aquilo que acha correto. Porém, argumentos racionais não se baseiam em questões pessoais. Por exemplo, João que diz que pessoas que abrem muitas mesas é por causa da variância, ele pode estar correto e errado ao mesmo tempo. Fernando pode preferir prestar atenção a tudo que acontece na mesa e por isso diz que é ruim jogar várias mesas. Tabatá não acha necessário jogar várias mesas e por isso ela diz que tu deve jogar a quantidade de mesas que tu achar melhor.

Porém, em todos os casos temos posições pessoais, e tais posições são irrelevantes em relação aos principais motivos do porque tu deve abrir mais mesas.

Existem alguns pontos que merecem ser analisados, antes de sair jogando quantas mesas quiser. Vamos analisar alguns deles:

1.                  Experiência Vs Iniciantes

Um dos fatores que permitem um profissional jogar diversas mesas simultâneas e ainda ser lucrativo, são diversos:

Ø    Ele possuí um raciocínio mais apurado e como consequência consegue analisar uma quantidade maior de informações ao mesmo tempo, o que lhe permite jogar várias mesas ao mesmo tempo.
Ø    Como possuí um jogo em um nível elevado, o profissional não necessita se preocupar com as questões das quais ele se preocupava quando era iniciante, agora com seu nível de conhecimento e prática, as coisas acontecem mais naturalmente e de forma mais rápida, o que lhe permite se concentrar em situações mais importantes.
Ø    Um profissional pode abrir mais mesas, pois é uma consequência de tudo aquilo que conhece o que lhe permite analisar com maior rapidez as situações complexas de forma mais rápida.
Ø    Um profissional tem um olho melhor para analisar detalhes, como pode analisar diversos detalhes ao mesmo tempo, ao abrir várias mesas, o profissional tende a perder poucos detalhes.
Ø    Profissional jogam através de prioridades, tais prioridades se remetem a diversos motivos, como um jogo bem definido em todas as áreas, como jogar com qualquer quantidade de fichas, observação dos adversários apuradas, Compreensão apurada da teoria e etc. Isso permite que o profissional ignore certos detalhes que a longo prazo não fazem tanta diferença, porém lhe permite abrir mais mesas e a dar seu  jogo A (seu melhor jogo), em todas elas.

A experiência é a principal questão ao abrir muitas vezes, porém, eu iniciei jogando uma mesa, tanto porque estava dando meus primeiros passos e não compreendia muito o jogo. Logo eu não tinha a velocidade adequada para assimilar informação, e tomar a melhor decisão baseada nelas.

Isso é comum e normal para qualquer área da qual iniciamos e não tenhamos qualquer conhecimento, seja ela como aprender uma nova língua, ou aprender uma nova profissão. O começo tende a ser difícil assimilar muita informação de uma vez.

Em muitos casos quando recebemos um número enorme de informação da qual não podemos lidar de uma vez, tendemos a cometer muitos erros.

Lembro-me de quando estava tentando jogar 30 mesas de uma vez, foi algo horrível. Lembro-me bem desta experiência. Eis alguns problemas comuns que encontrei:

Ø    Não conseguia acompanhar a velocidade das telas, como consequência fica ausente em diversas mesas.
Ø    Minha leitura de mãos era precária por causa da quantidade de mesas abrindo e piscando em minha tela ao mesmo tempo.
Ø    Não conseguia analisar direito meus adversários e em muitos casos, nem mesmo sabia contra quem estava jogando.
Ø    Cometia muitas erros como Shot Stack e principalmente como Big Stack.
Ø    Jogava de forma NIT do inicio ao fim de um STG ou MTT.
Ø    Não Mesclava meu jogo e não tinha tempo para analisar a dinâmica da mesa.

Tais problemas é algo normal, pois ainda não temos a velocidade adequada para assimilar uma quantia de informações muito alto. Porém, eu tinha um plano. Eu tinha 300 USD em minha banca no pokerstar, como eu queria aumentar a quantidade de mesas que eu estava jogando que se não me engano queria subir de 20 mesas para 30, ao invés de eu jogar no limite que eu estava acostumado, eu baixei meu limite e joguei por quase 1 mês 30 mesas de 0,25 Cent.

Muitas pessoas acabam utilizando erroneamente a questão de abrir mais mesas e por isso cometem erros e também acham difícil.


Um dos aspectos mais interessantes do ser humano, é como nosso cérebro se adapta ao ambiente e as necessidades.

Antes de jogar 30 mesas, mal conseguia assimilar 20 mesas simultâneas, conforme o tempo foi passando, e eu continua a forçar meu cérebro a ir mais rápido na assimilação de informação, depois que passou meu 1 mês de testes, eu percebi que estava jogando tranquilamente 20 mesas ao mesmo tempo.

Então resolvi fazer o teste com 30. Como dito acima, enfrentei diversos problemas, mas após passar 1 mês arriscando nesses limites baixos, me adaptei a jogar 30 mesas simultâneas.

Então se você quiser aumentar o número de mesas, abaixe o limite que está acostumado a jogar. Tente jogar o mais baixo possível, não com a intenção de ser lucrativo, mas com a intenção de conseguir jogar várias mesas ao mesmo tempo. Se tu joga 1 mesas, abra 5. Se você joga 5, abra 10. Se joga 10 abra 15. Se joga 15 abra 20. Como estará jogando um limite inferior com a intenção de perder pouco dinheiro para depois de um tempo conseguir jogar várias mesas ao mesmo tempo nos limites que está acostumado a jogar, então está fazendo um ótimo investimento.

Vamos supor que tu joga os de 11 USD, mas quer jogar mais 10 mesas, pois tu joga 10 mesas atualmente, dando um total de 20 mesas. Se continuar neste limite, tenderá a cometer muitos erros até se acostumar e assimilar a quantidade de informações. Então você passa a jogar os MTT e STG de 1 USD. Conforme o passar do tempo, ao invés de tu ir direto para os de 11 USD comece aumentando devagar o valor dos torneios e STg que joga sem diminuir a quantidade de mesas.

Passe para os de 1 USD mesclando com os de 2 até 5 USD. Se você perceber que está indo bem, então tu pode fazer o mesmo com os MTT e STG de 11 USD.

Perceba que sem um bom plano, abrir muitas mesas será negativo. Tenha um plano para conseguir assimilar e analisar uma quantidade de informação de forma rápida e eficiente.

O que aprendemos até agora foi:

Ø    Se deseja abrir mais mesas, diminuí o limite que joga.
Ø    Ao diminuir o limite e perceber que se adaptou a jogar várias mesas ao mesmo tempo, então ao invés de subir direto para o limite que estava, tente subir progressivamente.


2.                  Prioridades

Analisando a questão da experiência e a questão de ter um plano para jogar muitas mesas, profissionais jogam baseado em prioridades. Prioridades em pôquer significa colocar um determinado conhecimento acima do outro. Enquanto tal conhecimento não estiver assimilado, outras prioridades não devem ser levadas a sério.

Tu pode até discordar, e não tem problemas algum. É bom que discorde.

No inicio, eu analisei meu jogo e percebi que tinha duas prioridades importantes logo de inicio ao jogar duas mesas. Foquei-me em :

Ø    Leitura de mãos;
Ø    Jogo Shot Stack;

Eis os motivos.

Ø    Eu percebi que com frequência, acredito que era em torno de 80% das mesas que eu jogava, eu fica Short Stack. Então percebi que se eu queria ter melhores chances de conseguir mesas finais e ir assim mais longe, teria que melhorar meu jogo Short Stack.
Ø    Se eu queria ter alguma vantagem contra meus oponentes, então ter leitura de mãos era indispensável.

Logo me foquei nessas duas prioridades. Eu tentei de inicio, colocar diversas prioridades de uma vez, mas percebi que o processo de assimilação demora mais para acontecer. Como era muita informação de uma vez, estava atrapalhando, mas depois que separei por prioridades, meu jogo foi melhorando e não demorou muito tempo para assimilar adequadamente as prioridades.

Lembro que fiquei somente satisfeito com meu jogo, quando eu sabia de cor, todos os Open Shove com menos de 13BBs de qualquer posição. Não fiquei satisfeito enquanto não decorei os Re-steal Shove de qualquer posição.

Isso me ajudou muito e quando se decora algo, de forma natural o jogo fluí melhor, já que não precisamos fazer cálculos e mais cálculos, simplesmente agimos baseada na informação que decoramos.

Quando comecei a me aprofundar na prioridade Leitura de mãos, eu percebi que Leitura de mãos envolve diversas outras prioridades. Então comecei a estudar essas prioridades. Quando as prioridades acima estava boas, adicionei outras prioridades ao meu jogo, na verdade, adicionei apenas uma, que foi a questão de Ranges (Leque de mãos).

Comecei com as prioridades no pré-flop. Acredite ou não, decorei todos os open raises de UTG, MP, HJ, CO, BTN, SB. Tu deve estar achando que sou louco , porém tem uma lição importante ao decorar ranges pré-flop, tu melhora sua leitura de mãos no pré-flop. Porém, eu ainda não tinha decorado como cada jogador tende a jogar de cada uma dessas posições.

Acredite ou não, o trouxa aqui, começou a decorar os ranges de todos os tipos de jogadores que eu poderia encontrar. Comecei analisando o leque de mãos para abertura pré-flop de jogadores NITs, pois são os mais fáceis de compreender e decorar. Depois passei para os passivos e jogadores passivos ruins, depois analisei jogadores seguros e regulares de tal limite e por fim analisei o range dos jogadores muito agressivo sendo eles jogadores bons ou jogadores ruins.

Tu acha que foi fácil¿ Deu um trabalho que tu nem imagina, ou melhor, vai imaginar quando começar a analisar e fazer o que eu fiz acima. Não se preocupe, se tu não fazer do jeito que fiz, tu vai demorar um pouco mais de tempo para adquirir o mesmo conhecimento, e daqui a 3 anos saberá o mesmo que eu descobri em alguns meses.

A principio eu mesmo questionava e como eu era iniciante, eu queria jogar, jogar e jogar. Porém, eu decidi fazer algo diferente, eu disse para mim mesmo, se eu não ficasse bom de nada iria adiantar ficar na prática se a teoria é fraca. Então fiquei sem meses sem jogar pôquer. Eu sumi. Meus amigos do pôquer não tinham mais contato como antes, apenas de conversas comuns e nada mais. Fiquei conhecido como Ghost  (o que significa fantasma). Por isso meu nickname no pokerstar é ghost661987.

Pensei que adquirir este conhecimento não faria muita diferença, engano meu, este é um dos principais aspectos dentro da teoria do poker. Eu não conhecia e sem querer através de prioridades acabei entrando de forma natural nele.

Meu jogo pré-flop mudou, ficou muito bom. Agora eu queria fazer isso na Leitura do pós flop. Só que agora eu tinha uma vantagem, eu sabia como Jogar como Shot Stack e também sabia adequadamente a colocar meus adversários em ranges no pré-flop e isso me ajudou a escapar de ciladas.

No jogo pós flop o jogo foi bem diferente, porém por causa do conhecimento anterior, consegui compreender mais rapidamente. Agora minha prioridade era saber jogar em qualquer tipo de flop contra qualquer tipo de adversário. Desde o tipo de flop ao qual temos KK e vem um Axx até mesmo flops como 234 e temos AK.

Lembro-me dos erros que eu cometia por jogar de forma óbvia como se eu errar o flop e era o agressor eu dava check, quando eu deveria apostar. Então meus adversários se adaptavam rapidamente a isso. Quando eu dava check eles apostam e levavam o pote, e quanto eu apostava ou demonstrava força eles largavam suas mãos. Quando comecei a compreender os Conceitos como Cbet, FLoat, tamanho de apostas, tipos de adversários e seus jogos óbvios ou não, imagem, dinâmica da mesa, Metagame, meu jogo subiu ao teto.

Hoje quando eu analiso tais questões e como coloquei prioridades, não tenho qualquer arrependimento. 6 meses longe das mesas, me ofereceu 6 meses de teoria e aprofundamento teórico.

Quando eu voltei após 6 meses, voltei destruindo os STG de 0,25 Jogando cerca de 30 mesas de uma vez. Fazia 2 e quando eu tinha folego fazia 3 sessões. Em alguns casos eu fazia sessões sem parar, caia de um STg já abria outro e assim eu ficava por 7 ,8 ou mais horas seguidas. Virei uma máquina. Jc um amigo meu, me chamou para ser administrador em seu grupo e fiquei como administrador. Ensinei o começo de tudo a um jogador chamado gui, do qual um tempo depois, acho 2 ou 3 anos, ele pegou segundo lugar no campeonato brasileiro de poker, ao qual entrou por um satélite no pokerstar. Se eu não me engano ele ficou em terceiro no Rank naquele ano, por ter pego outros resultados também.

Eu estava destruindo nas mesas. Cara eu abriu 35 mesas ao mesmo tempo, pegava 10 mesas finais, 15 mesas. Eu estava destruindo e isso foi muito positivo.

Porém, ainda estava cometendo erros, que descobri somente mais tarde. Eu não estava me adaptando a quantidade de jogadores na mesa.

Eu jogava como se todo o STG ou MTT tivessem 9 jogadores na mesa. Grande erro, então como prioridade, melhorei meu jogo com 9 jogadores na mesa, com 6 jogadores na mesa, com 4 jogadores na mesa e com 2 jogadores (eu e mais alguém). Após está mudança meu jogo ficou ainda melhor.

Bem, a última prioridade que eu levei em consideração para melhorar meu jogo naquela época, foi a questão da dinâmica da mesa, como mesclar o jogo e a utilização do metagame.

Quando eu fiz essa transição de um determinado estilo de jogo para um estilo de jogo que melhor se adapte a dinâmica da mesa, percebi que minhas fichas começaram a aumentar. Eu percebi que estava chegando mais longe no torneio, não como Short Stack, mas como Big Stack ou Stack média. Isso porque em dinâmica de mesa aprendemos pontos importantes como Manutenção da Stack, Ser agressivo quando a mesa é segura, aproveitar os momentos de bolha e aproveitar das stacks médias e jogadores seguros, NITs e Tight e também de jogadores passivos.

Agora eu comecei a assimilar rapidamente uma enorme quantidade de informação, mas não apenas em assimilar mas também em analisar as situações e tomar a melhor decisão.

Conclusão

De fato, ao jogar muitas mesas se perde diversos detalhes, porém a perda de detalhes é recompensada pelas prioridades.

Quem joga muitas mesas joga com os números, isso quer dizer que para cravar um MTT de mil entradas, é necessário um alto número de tentativas, porém se eu jogar 100 MTT de 1000 entradas em um dia, minhas chances de cravar o torneio aumentam e muito. Porém, tal chance diminui conforme a quantidade de bons jogadores neste torneio. Se forem jogadores ruins e que ainda estão em evolução como os de 1,10 no pokerstar, então sua chance de cravar o torneio são boas, porém se você é o fish em torneios de 11$ suas chances de cravar são drasticamente reduzidas.

Aquele que joga muitas mesas joga sabendo que é natural cair em diversas mesas principalmente no inicio de torneio. É normal e também sabem que na grande maioria das vezes não passará da fase intermediária e fase intermediária final de um MTT. E também sabe que na minoria das vezes, chegará na reta final.

Porém para um jogador que tende  a jogar poucas mesas, não terá as mesmas oportunidades, mesmo que esteja atento a todos os detalhes de todos os jogadores. É possível ter breves vantagens quando se analisa todos os detalhes, porém Bad Beats, equívocos, e também a perda de fichas por fazer bons folds, e diversos outros fatores, influenciam para que aquele jogador que abre poucas mesas não tenha tantas oportunidades como aquele que abre muitas mesas. Oportunidade no poker também é uma questão de quantidade de mesas, isso aumenta as oportunidades.

Uma última questão e mais importante, é que um jogador que abre 30 mesas por sessão, enquanto outro jogador abre 5 mesas por sessão, o jogador com 30 mesas abertas terá uma vantagem de 6 pra 1 na prática. Em outras palavras, o que o jogador jogando 30 mesas aprende em 1 mês de prática, o jogador que abre 5 mesas levaria 6 meses para obter o conhecimento de 1 mês de um cara que abre 30 meses. Em 6 meses o jogador que abre 30 mesas terá uma vantagem de 3 anos de prática em relação ao jogador que abre 5 mesas.

Essa distância faz diferença¿ Faz e muita. Se tu aprende a abrir tantas mesas quando é iniciante, quando tu for um profissional, tu irá destruir nas mesas, só que não em limites como o de 1$ ou o de 0,25, mas naqueles de 5,50 com Rebuys, 22$ e assim por diante.

Mas não se preocupe, o poker é interessante e mesmo que tu não abra tantas mesas, tu também vai se tornar um jogador melhor, a diferença que o cara que abre mais mesas e estuda seus erros e acertos, consegui se tornar um jogador melhor, bem antes que aquele que abre poucas mesas.

Se quer jogar muitas mesas ao mesmo tempo, acredito que lhe ofereci muitas lições importantes, espero que tenha sido de enorme valia o que foi ensinado e também te espero nas mesas.


Atenciosamente Gabriel Melo.





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Jogando Várias Mesas Simultaneamente Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli