Muitos jogadores iniciantes nem mesmo fazem ideia do que é o Float. O float é uma ferramenta que profissionais utilizam com frequência em seu jogo. Consiste em pagar pré-flop, pagar no Flop ou no Turn (se for preciso) e quando o oponente dar check então apostar para tirar o pode dele.
Está ferramenta pode funcionar tanto em posição como fora de posição. Fora de posição é diferente já que sua intenção é aplicar o check-call e em seguida sair apostando no Turn. Está estratégia é muito eficiente e boa, porém qualquer pessoa que a análise somente como uma forma de roubar o pote se esquece de outro ponto muito importante: seus adversários.
Como vimos até o momento sobre observação de jogadores, concluímos que basicamente existe 4 Níveis de pensamento no jogo, porém uma mesma estratégia (como o float) funciona muito bem contra muitos jogadores porém não funciona tão bem assim contra diversos outros jogadores. Meu objetivo é te ajudar a aplicar está ferramenta melhor.
Contra jogadores de Nível 1
Neste nível os jogadores jogam de forma óbvia. Se eles tem alguma mão de valor ou tenha uma mão forte, eles apostam, e se eles possuem uma mão fraca tendem a desistir com maior facilidade do pote. Por exemplo, jogadores de nível 1 com QQ e um Flop como Kxx são capazes de apostar no Flop e darem check-call no turn se a carta do Turn não for uma carta perigosa como um A. Porém se eles possuem um A alto simplesmente largam no turn. Aplicar o Float contra esses jogadores é eficiente. Se eles apostam duas vezes seguidas é porque possuem uma mão forte.
Jogadores de nível 1 jogam de forma óbvia. O Float não funciona tão bem assim contra jogadores pagadores (calling Station) e não funciona tão bem contra jogadores passivos que tendem a pagar com um range de mãos muito grande. Contra jogadores de nível 1 o Float funciona em muitos momentos, porém existem muitos jogadores neste nível que não adiantará fazer muito float. Basta diminuir um pouco a quantidade de vezes em que aplica o Float contra jogadores complicados que nos impedem de aplicar está ferramenta.
Contra jogadores de nível 4
Estes jogadores sabem o que é um float e sabem como descobrir quem gosta de aplicar o Float e sabem como utilizar diversas contra estratégia que funcionam muito bem contra jogadores que utilizam o Float com frequência. Mesmo que queira é complicado jogar contra jogadores que possuem diversas estratégias contra o Float.
Contra jogadores de nível 2 e 3
Contra esses jogadores o Float tende a funcionar melhor. Eles estão melhorando e evoluindo o jogo que possuem e como consequência ainda possuem muitas crenças e estratégias que são excelentes contra jogadores de nível inferior ao deles, porém eles tendem a não conseguirem compreender o que um jogador de nível superior está tramando contra eles.
Por exemplo, jogadores de nível 2 aprendem logo cedo que um flop que traz K92 é um Flop muito bom para aplicar a Cbet e que se alguém paga neste Flop é porque tem o K. Esse tipo de pensamento de jogadores de nível 2 é baseado que jogadores de nível 1 tendem a pagarem neste tipo de Flop justamente com o K e tendem a largar todo o resto. Como eles sabem disso, eles acreditam que este conceito vale contra todos os jogadores nesta mesma situação.
Eles ainda não percebem o quão óbvio estão sendo quando jogadores de nível superior os observam. Estes jogadores de níveis superiores por saberem disso tendem a darem call no Flop K92 enganando o pensamento do jogador de nível 2 que automaticamente irá colocar o jogador de nível superior no K ou algo próximo. Como consequência eles tendem a desistirem do pote no turn ou river. Este é um ótimo jogador para aplicar o Float em boards em que o jogador de nível 2 sabe que o flop é um ótimo para blefar. Da mesma forma que em Flops ruim para a Cbet ele raramente irá blefar, isto quer dizer que não devemos tentar aplicar o Float em situações que sabemos que ele não irá blefar. A melhor forma de blefar contra esses jogadores em Flops complicados é esperando que cartas que complicam ainda mais board apareçam como uma carta que completa o Flush a Sequência ou cartas altas que colocam medo nele.
O Float em posição é fácil aplicar, porém o Float fora de posição é um pouco mais difícil. Vamos imaginar que estamos contra um jogador de nível 2 ou superior que está aplicando o Float e nós estamos fora de posição. Nossa jogada será pagar no Flop (check-call) e tomar a iniciativa no Turn. Muitos deles tendem a largar pois tendem a fazerem a Cbet no Flop em cerca de 80% das vezes. Esse é um número muito alto que implica que além de apostar com as mãos de valor que possuem, também estão apostando com mãos com pouco valor (estão blefando ou semi-blefando). Neste caso você consegue aplicar o Float e fará ele largar até mesmo QQ no Boards K923.
Bem, sabemos o que é o Float, agora vamos aprender as contra estratégias para lidar com o Float.
Contra estratégia
A contra estratégia somente funciona se você é capaz de compreender o jogo de seu adversário. Se você sabe que seu adversário não sabe o que é o Float então ficará difícil saber ou colocar seu adversário no Float, porém se você sabe que seu adversário é capaz de aplicar o Float, principalmente em Flops e Boards ideais para o Float, então você tem excelentes razões para aplicar uma contra estratégia.
A jogada é bem simples e nós estamos fora de posição (Float clássico contra jogadores fora de posição). Se somos o agressor iremos aplicar uma Cbet no Flop e seremos pagos. Daremos check no turn (não importa com qual mão que seja) e então o adversário vai apostar. Isso é normal, e ele não faria isso por exemplo com A alto ou segundo par. Isso quer dizer que ou ele está forte ou ele não tem nada (blefando ou semi-blefando).
A jogada é apenas pagar no turn. Se o jogador que está aplicando o Float ele é pago no Turn, ele praticamente desiste da mão, já que somente uma mão como Top pair pagaria nesta situação (isso na cabeça do jogador aplicando o Float). Basicamente, ele desiste do pote. No River é muito importante pois nós estamos aplicando um ‘Float’ no Float do vilão, então somos obrigados a tomar a iniciativa no River com uma aposta que represente valor. Essa aposta tem que fazer ele pensar que você tem uma mão para tirar valor da maioria das mãos no range dele. Uma aposta excelente é apostar entre 65%-85% do pote. Isso deve ser o suficiente para amedrontar jogadores de nível 2, 3, porém contra jogadores de nível 4 que compreendem está jogada é bem mais difícil que ela dê certo. Isso não quer dizer que ela não funcione.
Se aplicar está jogada contra um jogador pagador, você será pago em alguns casos com segundo par e perceberá a jogada ruim que fez. Por isso é necessário compreender se seu oponente é capaz de aplicar o Float, se ele não for capaz de aplicar o Float (blefar) então é melhor evitar colocar ele no Float e jogar normalmente a mão.
Obrigado por ler.
Parabens pelo trabalho Gabriel, muito bons seus conteudos. Obrigado!
ResponderExcluir